sábado, 2 de agosto de 2008

SUPERMAN - O RETORNO: UM "DESLAVADO" FILME ATEÍSTA

É difícil acreditar que o filme tenha sido produzido sem que os produtores percebessem a perigosa mensagem ateísta desprovida de qualquer censura. Em se tratando de afrontar a Igreja Católica, distorcendo a missão que ela cumpre em fazer o mundo reconhecer o Deus Vivo, Verdadeiro e "Invisível", sugerindo substituí-LO por um salvador "visível" e fictício, com poderes extraterrenos, não é de se admirar ainda mais nos tempos de hoje.
Pelo cinema, a produção, os efeitos especiais, etc, vale a pena assistir, porém, a estória e a livre mensagem "não Deus, sim superman" é inconcebível. Uma das falas da repórter Louis Lane contracenando com o superman: "Nem eu nem o mundo precisa de um salvador" (referindo-se a ele, superman). Depois o superman diz a Louis Lane: "Você diz que o mundo não precisa de um salvador, mas todos os dias ouço pedir um". Particularmente, quando ouço essas e mais as outras falas, me dá uma tremenda vergonha e repúdio pelo filme, pois sinto bastante o ateísmo "zombar" da Igreja Católica, o que muito me irrita.
O pai do superman (no filme já morto) quando se pronuncia em determinada cena, diz: "... eles precisam de uma luz para mostrar-lhes o caminho (a humanidade). Por isso é que eu o enviei (à humanidade), meu único filho". Ora, não dá para ouvir essas falas e não se lembrar do Evangelho, de Jesus Cristo. Está "na cara" que o filme sugere uma "substituição", e quem tem um catolicismo fraco facilmente "cai na armadilha". Pois o filme "encanta" com o cenário bonito, os vôos do superman, o sol visto das núvens ou visto do espaço, etc, coisas que "saltam aos olhos".
Outra interessante referência: No instante em que o superman carrega nas costas aquele "enorme e pesado" pedaço de terra impregnado de criptonita em direção ao espaço, consumando assim a salvação da humanidade, faz lembrar Jesus que carrega também a pesada Cruz nas costas em direção ao Calvário, para consumar também a salvação da humanidade. Notou a "sutil" sugestão do filme? E quando ele finalmente lança o tal pedaço de terra no espaço, cai aparentemente morto de braços abertos em direção ao planeta (devido ao contato com a criptonita), recordando, deste modo, a morte de Jesus na Cruz (ambos por causa da humanidade). Logo, ele é levado ao hospital e dado por morto; multidões o aguardam do lado de fora, assim como também multidões contemplaram Jesus morto na Cruz. De repente, o leito do hospital encontra-se vazio, igual ao Sepulcro de Jesus.
No final do filme, superman "surge" no quarto de um suposto filho seu (o qual Louis Lane guardou em segredo, mas depois revelou-o) e diz: "Você será diferente. Às vezes vai se sentir rejeitado, mas não estará sozinho. Você verá através de meus olhos, vai fazer da sua força a minha força. O filho torna-se o pai e o pai torna-se o filho". Isso faz lembrar alguma coisa? Resta saber se todas essas falas foi de propósito ou foi simplesmente mera coincidência. Não se pode dizer "que não tem nada haver".
Não é nenhum equívoco ou exagero da minha parte, basta assistir ao filme e constatar. A Igreja Católica por vezes denuncia filmes ateístas a fim de alertar aos fiéis, principalmente às "presas" mais fáceis.

Fonte: http://alcebiades-junior.blogspot.com/2008/03/superman-o-retorno-um-deslavado-filme.html

Nenhum comentário: