quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Vaticano alerta para o crescimento da "cristianofobia"

Plantão | Publicada em 29/08/2008 às 17h41m

Reuters/Brasil Online

Por Philip Pullella

ROMA (Reuters) - A "cristianofobia" é um problema crescente no mundo e deve ser combatida com a mesma determinação que a islamofobia e o anti-semitismo, disse o Vaticano na sexta-feira.

O arcebispo Dominique Mamberti, ministro de Relações Exteriores do Vaticano, fez a declaração ao comentar os ataques contra cristãos que nesta semana mataram pelo menos 13 pessoas no leste da Índia, obrigando milhares a fugirem para acampamentos do governo.

Numa conferência no norte da Itália, ele disse que a liberdade religiosa é um componente vital das relações internacionais e da dignidade humana. "A fim de promover esta dignidade de forma integral, a chamada 'cristianofobia' deve ser combatida de forma tão decidida quanto a islamofobia e o anti-semitismo", afirmou.

Os incidentes na Índia, nos quais mais de 12 igrejas foram incendiadas, foram uma reação popular contra o assassinato de um líder hindu local. Grupos hindus acusam padres católicos de "comprarem" a conversão de hindus de castas inferiores. Os cristãos dizem que os hindus se convertem por iniciativa própria, para escapar ao complexo sistema de castas.

O papa Bento 16 condenou a violência contra cristãos no Estado de Orissa, mas lamentou também o assassinato do líder hindu.

A chancelaria italiana disse que vai convocar o embaixador da Índia para exigir uma "ação incisiva" que evite novos ataques aos cristãos.

Mamberti disse que 21 missionários católicos foram mortos no mundo em 2007, e lamentou que a população cristã do Iraque tenha diminuído de mais de 1 milhão antes da invasão norte-americana no Iraque para cerca de 500 mil.

Em julho, o papa pediu ao primeiro-ministro do Iraque, Nuri Al Maliki, maior proteção para a minoria cristã do país.

Em fevereiro, o arcebispo de Mosul (ligado aos caldeus, maior denominação cristã do Iraque) foi sequestrado e achado morto duas semanas depois.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/08/29/vaticano_alerta_para_crescimento_da_cristianofobia_-548004796.asp

Nada justifica um preconceito, entrentanto ninguém até hoje foi tão preconceituoso do que os cristãos vide a santa inquisição, onde as pessoas eram mortas pelo simples fato de ter outros deuses ou pela descrença em deus, o papa bento 16 mesmo quando estava sobre a tutela do nazismo, e por incrivel que pareça a fotos que mostram essa postura nazi em varias épocas.

Não apoios preconceitos de nenhuma forma.

Nenhum comentário: