terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A segunda lei da termodinâmica

Essa é uma dúvida interessante, muitos criacionista usam essa lei para tentar mostrar que deus existe, por isso tentarei passar o meu conhecimento em física sobre o assunto o que ela diz vamos por partes: "Todo sistema isolado tende a máxima desordem possível, isto é, a máxima Entropia compatível com seu estado termodinâmico, o estado final de máxima desordem corresponde ao Equilíbrio Termodinâmico "
O principal problema desse argumento e que essa lei só funciona para sistemas isolados, por exemplo a Terra é um sistema aberto o Sol aquece a Terra, o que seria um sistema isolado “Considere duas partículas que podem interagir entre se porém estão isoladas dos arredores. As partículas se movem sob sua interação mútua porém não há forças externas ao sistema” um ótimo exemplo: Temos duas canecas de alumínio, uma com 1 litro de água a 80oC e outra, com 1 litro de água a 20oC. Encostando uma na outra, a água quente esfria e a água fria esquenta até que ambas ficam na temperatura média de 50oC. Agora você fica esperando para ver se o inverso ocorre, passando calor, espontaneamente, de uma caneca para a outra, restabelecendo a situação original.
Na segunda lei da termodinâmica temos também uma coisa uma o nosso próprio planeta Terra as partículas estavam em desordem é hoje estão organizadas no formato que conhecemos, o mais legal disso é que é uma lei de energia e não contraria a evolução porque não está nem um pouco relacionado.
Só para frisar de novo a Segunda Lei da Termodinâmica só funciona em sistemas isolados.

http://www.mspc.eng.br/termo/termod0120.shtml
http://www.seara.ufc.br/donafifi/entropia/entropia2.htm
http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/dinamica/con_mlineal/dinamica/dinamica.htm#Conservaci%C3%B3n%20del%20momento%20lineal%20de%20un%20sistema%20de%20part%C3%ADculas
Vasconcelos, L. (2005) Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica. Projeto Evoluindo - Biociência.org. [http://www.evoluindo.biociencia.org/entropia.htm]

Nenhum comentário: