quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Deus com os dias contados

Alexandre Xavier

Quem aí sabia que Plutão tem um inverno que dura 62 anos? E que a Lua é o que sobrou do choque entre um objeto do tamanho de Marte com a Terra? Você sabia que a todo momento uma partícula de energia chamada neutrino vinda das profundezas do universo atravessa o seu corpo? Sabia que, quando você sente a luz do sol na sua retina, aqueles fótons viajaram 6 minutos para chegar até seu olho? Outro fato: se você está parado lendo esta coluna, você não está parado. Está viajando, sem cinto de segurança, a uma velocidade média de 100 mil km/h em torno do Sol.
Essas informações siderais servem para alguma coisa? A BBC Brasil, por exemplo, publicou a seguinte matéria essa semana: "Via Láctea pode conter 'centenas de planetas' propícios à vida". Que grande importância tem isso? Conheço muita gente que não dá muita bola para notícias vindas do espaço como esta. Mas esse tipo de informação é bastante relevante. Sem evocar Nietzsche, muda a nossa percepção de ver o mundo e de entender a vida. Ou, pelo menos, deveria mudar.

Futuro

Um exemplo: se você tem medo da morte e espera que a medicina vá descobrir o elixir da vida eterna, esqueça. O elixir é inútil porque o Sol não é eterno - ele está na meia idade e vai engolir a Terra daqui a alguns bilhões de anos. E não queira estar vivo até lá porque você vai fritar junto com os oceanos.
Mas o melhor das descobertas astronômicas diz respeito às religiões ainda vigentes na sociedade "terráquea". Como é que fica a crença daquele que acredita que um ser superior criou este planeta em 7 dias? Se Deus criou a Terra, haverá de ter criado Marte (porque todo sistema de crenças tem de ter um raciocínio minimamente lógico e porque a formação dos planetas rochosos foi quase igual). Muito bem, há 8 planetas no Sistema Solar, se Deus criou cada um em 6 dias e descansou no domingo, ele levou 2 meses para construir os planetas que orbitam o Sol, certo?
Mas há mais estrelas no céu do que grão de areia nas praias da Terra - o que significa dizer que deve existir, no mínimo, chutando baixo, 1 quinquilhão de sistemas solares só na nossa galáxia. Quanto tempo, então, Deus levou para construir a Via Láctea? E para fazer Andrômeda e as outras bilhares de galáxias do espaço? Faça a conta na calculadora científica, mas é mais do que 13 bilhões de anos, o tempo de vida do universo. Ou seja, se ele não teve a ajuda do Super-Homem, a conta não fecha e os fiéis caíram no conto do vigário.
Um novo evangelho futurista pode alegar que Deus criou o Big Bang, mas isso é desespero intelectual. Por mais que as Igrejas e seitas tentem se modernizar, é mais inteligente, pelo-amor-de-deus, aceitar que nossa forma de entender a vida evolui, assim como a própria vida, o planeta e os seres vivos evoluem.
A ciência ainda não explica algumas coisas fundamentais da existência, mas estamos bem mais lúcidos hoje do que quando se ainda acreditava em bruxa e se queimava cientista na fogueira. Ou seja, religião e a necessidade de se 'religar' em fantasias é coisa ultrapassada.

Passado

Mas apesar da evolução do pensamento, aposto com quem quiser, nem Orson Welles imagina o alvoroço que vai acontecer na mídia no dia em que o homem descobrir vida em outro planeta. Vai ser um marco na humanidade. Vai ser como contar para um inquisidor da Idade Média que evoluímos dos macacos e somos feitos de pó de estrela.
Aliás, por que é tão difícil aceitar que a forma religiosa de ver o mundo (que fazia sentido nos séculos passados e cumpriu seu papel) hoje em dia não passa de arquétipos arcaicos que só atravancam a evolução do Homem? Talvez porque seja mais fácil acreditar em anjos e em Papai Noel do que aceitar que somos um sopro de vida perdidos no espaço-tempo.
Somos apenas um quadro num rolo de filme de três horas, somos um ponto. Insignificante tanto em termos temporais (vide a idade da Terra), como em termos físicos (vide a distância intransponível entre a gente e a estrela mais próxima), um sopro girando a 100 mil km/h ao redor de uma bola de fogo que está com os dias contados. Credo. Não preste atenção nas notícias astronômicas, elas te fazem viajar. Como é mesmo a fábula do criacionismo?
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2514722-EI11346,00-Deus+com+os+dias+contados.html

Nenhum comentário: