terça-feira, 3 de março de 2009

Vaticano promove conferência sobre teoria de Darwin

O objetivo da conferência é promover uma nova análise do trabalho do cientista em seu bicentenário.
De Roma para a BBC - O Vaticano realiza nesta semana uma conferência de cinco dias para marcar o 150º aniversário da publicação do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, publicado em 1859 e que traça as bases da teoria da evolução.
Esta é uma das duas conferências acadêmicas internacionais que estão sendo patrocinadas pelo Vaticano em 2009. O objetivo das conferências é promover uma nova análise do trabalho de cientistas cujas ideias revolucionárias desafiaram as crenças religiosas, como o astrônomo Galileu Galilei e o biólogo britânico Charles Darwin. Cientistas, filósofos e teólogos do mundo todo se reúnem na famosa Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma para discutir a compatibilidade da teoria da evolução de Darwin com os ensinamentos católicos. Igrejas cristãs têm sido hostis à teoria de Darwin devido ao fato de ela entrar em conflito com a versão bíblica da criação do mundo. Mas a Igreja Católica nunca condenou Darwin como condenou e silenciou Galileu Galilei. O papa João Paulo 2º, por exemplo, afirmava que a evolução era "mais do que uma hipótese". Mas, mesmo recentemente, em 2006, o cardeal católico Christoff Schoenborn, de Viena, ex-estudante e amigo do papa Bento 16, gerou polêmica ao afirmar que a teoria da seleção natural de Darwin era incompatível com a fé cristã. O professor Francisco Ayala, importante estudioso americano da área de biologia, planeja defender na conferência que a chamada teoria do design inteligente, proposta pelos criacionistas, tem falhas. "O design de organismos não é o que se esperaria de um engenheiro inteligente", afirma Ayala. "Defeitos, disfunções, esquisitices, desperdício e crueldade permeiam o mundo."
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaticano-promove-conferencia-sobre-teoria-de-darwin,332864,0.htm

Será que saira algo dai? Ou teremos mais um monte de criticas sem sentidos ?

2 comentários:

Hecton P.Domingos disse...

Saindo do Vaticano não é coisa boa, certamente esses caras de pau vão "meter a lenha" no fato evolutivo, que não é novidade, esse bando de fdp só enchem o saco....fala sério, os caras não tem nada pra fazer ficam tentando, tentando, tentando...e só tenta...

Dr. HORRORmentes disse...

A ciência incomoda em muito aspectos as crenças, quanto mais eles tentarem, mais está mostrando que a posição deles sobre o assunto é ruim para eles!!
Obrigado pelo comentário!