sexta-feira, 29 de maio de 2009

Para os criacionistas!!

As gônadas masculinas, os testículos, se formam na cavidade abdominal ainda no embrião, em local equivalente aos tubarões, mas acabam descendo para o saco escrotal, localizado fora do corpo. Esse posicionamento provoca, mais tarde, uma fraqueza na virilha, que pode causar uma hérnia. Só fazendo uma comparação: aves também tem 'sangue quente' e os machos têm os testículos internos sem problema.

Os soluços podem seu causados por bloqueios ou lesões que provocam pressão nos nervos frênicos, controlam a respiração e são uma característica herdada de nossos ancestrais, os peixes. Esses nervos frênicos emitem sinais para o cérebro, que levam a um espasmo de músculos na garganta e no peito, fazendo a epiglote fechar a traquéia. A respiração repentina e o bloqueio da garganta, o soluço, são herança da respiração do girino, que ao bombear água para a boca respira pelas brânquias. Ao ingerir água, a glote se fecha para impedir que a água entre no pulmão, usado para a respiração na terra

A respiração aeróboia que produz uma grande quantidade de ATP, também produz muitas EROs (espécie reativa de oxigênio como o radical superóxido) e por conseqüência, as EROs que por ventura não serão inibidos pela formação do peróxido de hidrogênio (água oxigenada) se ligarão à moléculas orgânicas vitais como os ácidos nucléicos e proteínas, modificando sua estrutura principal... porém, mesmo as bactérias anaeróbias facultativas ainda assim preferem o uso do oxigênio à respiração anaeróbica...

As duas vias(de alimento e de ar) se cruzam, dando chance de líquidos entrarem no SR. Muitos mamíferos têm o mesmo problema, mas nos humanos é pior. Alguns animais têm outra proporção de órgãos nessa área, outros têm mecanismos diferentes de deglutição. Quando dormimos, acabamos "respirando" um pouco de saliva, mas em casos de desmaios ou de problemas de deglutição (edemas, tumores) o risco de aspiração de grandes quantidades de alimentos é grande. Nas UTIs esse é um dos problemas mais comuns.

O pulmão dos humanos e de vários mamíferos tem uma capacidade enorme de sofrer um colapso alveolar.Pode ser causada por reação inflamatória (infecção ou inflamação), acúmulo de líquidos, obstrução de vias aéreas, paralisia dos músculos respiratórios ou distensão abdominal.

Atelectasia desencadeia uma resposta inflamatória que pode matar. É uma das células do próprio alvéolo que pode destruí-lo, nessa situação, e isso pode ocorrer mesmo na ausência de infecção. Nosso sistema respiratório, pela forma como é "projetado" na vigência de doença graves, tem desempenho inferior ao pulmão de uma ave, que não colapsa, não precisa de pressão positiva e mesmo que infecte, não prejudica as áreas de troca.

Os pulmões funcionam como um 'fole radiador', mas o fole é formado pelos próprios 'canais' que carregam o ar, o que torna o órgão mais frágil do que seria se os 'canais' estivessem dentro do 'fole', e não fossem o próprio. As duas alternativas evolutivas para esse 'fole radiador' foram o pulmão broncoalveolar dos mamíferos e os sacos aéreos/parabrônquios das aves. Interessante que nos répteis temos misturas dos dois. Os crocodilianos têm um pulmão parecido com o dos mamíferos porém com espaços maiores. O das cobras lembram os dos pássaros.Qual a grande "sacada" do sistema respiratório das aves? O local onde ocorre a ventilação (troca do ar "velho" pelo ar fresco) é separado do local onde ocorre a troca gasosa. Nos mamíferos e no homem, isso tudo é feito no alvéolo pulmonar.Os dois sistemas foram capazes de fornecer quantidades suficientes de suprimentos a animais de grande consumo energético. Entretanto, o pulmão dos mamíferos cria uma série de vulnerabilidades que o expõem a doenças.A mais comum e principal delas é que o pulmão dos mamíferos, exatamente por ter o "fole" associado à área de troca é uma estrutura delicada e pode murchar. O pulmão das aves não murcha.

Questões que a religião não responde:

Por que homens têm mamilos?

Por que temos vestígio de membrana nictitante (desenvolvida em répteis e aves) nos olhos?

Por que temos musculatura segmentada no abdômen (como vários invertebrados)?

Por que algumas pessoas mexem a orelha (como vários mamíferos, para comunicação e espantar moscas)?

Por que temos apêndice?

Por que temos cóccix?

Por que temos pêlos nas axilas?

Por que a "área de lazer" fica tão próxima do "sistema de esgoto"?

Por que baleias têm TODOS os genes de olfato em seu DNA sendo que não sentem cheiro (nelas esses genes não são funcionais pq acumularam muitas mutações que nao foram removidas da população por seleção).

Por que raios nosso sistema de mastigar/abrir e fechar a boca é ligado ao ouvido ?? (Isso tem a ver com a origem mamífera e os ossículos do ouvido, onde dois deles, o martelo e a bigorna eram originalmente associados à abertura das maxilas e agora só servem pra ouvir mesmo).

Por que nosso coração não tem circulação transversal?

Por que temos dois ossos no antebraço (frágeis) e não um único robusto?

Por que diabos temos dentes sisos?

Nenhum comentário: