terça-feira, 23 de junho de 2009

Argumento do ajuste fino

Esse argumento refere-se a precisão do universo e ao seu equilíbrio, e que tudo isso permita um universo observável como nós os vemos e com suas constantes que incluem: a velocidade da luz, a taxa de expansão do universo, a força da gravidade, a força nuclear forte e fraca, a força eletromagnética e outros parâmetros do nosso universo, estas constantes existem e um equilíbrio preciso que qualquer variação poderia acarretar em um universo totalmente diferente desse que nos encontramos. O argumento do ajuste fino afirma que esse valores seriam altamente improváveis de existirem por mero acaso, e que deve ter sido um criador que ajustou esses valores para esse universo existir e para existir vida.

Esse é um argumento bem novo, foi se tornar popular em meados da década de 90 com observações do universo e das constantes cosmológicas, os cosmoslogos teorizaram quem mesmo a variação nos valores de minutos teriam resultados em um universo radicalmente diferente ou inadequado para qualquer tipo de vida como a conhecemos.

Exemplo 1: A taxa de expansão do Big Bang ocorreu em uma taxa de velocidade precisamente necessária para a forma do que nosso universo tem, se tivesse expandido mais rápido, teria dissipado rápido de mais as formas de estrelas e de sistemas solares, e se tivesse ocorrido lento de mais, teria desmoronado sobre si teria ocorrido um Big Crunch.

Exemplo 2: A força nuclear forte e a força que une os prótons e nêutrons juntos no núcleo de um átomo, os cientistas calcularam que as variações fossem um pouco diferente como 1% teria afetado drasticamente a repartição dos elementos que ocorrem naturalmente no universo, e pode ser que não existam formação de estrelas, buracos negros e outros fenômenos naturais que ocorrem.

Existem inúmeras outras constantes dos estudos com resultados semelhantes.

Contra argumento

1-) Esse argumento é uma variedade do argumento do Design Inteligente, a principal diferença e apresentar evidencias reais e cientificas e tirar uma conclusão falsa, a conclusão que seria a mais correta é: existem fenômenos desconhecidos que explicam esse suposto “ajuste fino”.

2-) Os cientista teorizam que dada a natureza infinita de tempo e espaço, um numero infinito de universos não aparentes podem existir paralelo ao nosso, cada um com um numero de constante próprio, está é a teoria do Multiuniversos, dadas essas infinitas impossibilidades, a formação de universo semelhante o nosso não é tão inconcebível.

3-) Outra falha nesse argumento é que ele assume que o universo é afinado com o único objetivo da manutenção da vida esse não é o nosso caso, os cientistas teorizam que menos de 5% do nosso universo é feito de matéria e que nosso universo é mais adequado para criação de buracos negros do que de vida, e nosso planeta constitue apenas em uma pequena parcela insignificante do nosso universo.

4-) Se houve um ajuste fino de um “criador”, então deveria existir um universo já afinado para que esse criador exista?

Nenhum comentário: