segunda-feira, 6 de julho de 2009

Uma reflexão pessoal!!

Tudo começa quando vejo um grupo de estudantes indo para a faculdade, quando me deparo com uma cena que ao meu ver é triste, nessa cena vejo um morador de rua abrindo uma lata de lixo e buscando alguma coisa para vender, então repentinamente vejo esse morador de rua gritando “Eu não tenho faculdade mesmo, e daí?”, não sei o que o grupo disse mas não acho que tenha sido algo bom, e logo após isso vejo uma moça que estava sozinha de roupa branca (provavelmente fazendo faculdade de enfermaria ou medicina), essa moça tinha um suave sorriso no rosto do tipo “olha como é engraçado”, e me encarando com seus olhos castanhos, como eu fosse compartilhar daquela situação ridícula, minha atitude foi de olhar para o chão e balançar a cabeça em um sutil “não”. Depois de um tempo ainda observava esse morador de rua, e via que ele dormia em um lugar bem próximo de onde moro, e notei que havia uma caixa de papelão desmontada e colocada no chão igual uma cama bem rudimentar, e havia um espaço um pouco melhor organizado onde haviam mais caixas no chão, nesse segundo lugar era onde via ele dormir, no período de uma semana vi que a primeira cama foi queimada, havia uma grande mancha preta e em forma de chama na parede, e a uns dois ou três dias vi que a segunda cama aquela mais confortável também foi queimada.

A pergunta que fica é porque eu quis ilustrar a historia a cima se essas coisas são tão normais? Não sei que queimou as camas, se foi o próprio morador de rua ou foi alguém que fez isso, também devo ressaltar que não sei quem ele é, e como ele foi parar na rua, não sei absolutamente nada sobre essa pessoa, entretanto o respeito como ser humano que é, o que mais me choca é a falta de humanismo nesse exemplo a cima, eu até entendo que existam albergues e lugares próprios para hospedar qualquer morador de rua, mas mesmo assim não existe necessidade nenhuma de humilhar uma pessoa só por ela morar na rua.

Nessa situação o que mais me chamou a atenção foi o fato que essas pessoas que mexeram com o morador de rua estavam sendo preparadas para serem médicos e enfermeiros, que deveria ter um respeito maior e serem mais humanistas, mas o que é ser humanista? O dicionário define: Doutrina ou atitude que se situa expressamente numa perspectiva antropocêntrica, em domínios e níveis diversos, assumindo, com maior ou menor radicalismo, as conseqüências daí decorrentes. Manifesta-se o humanismo no domínio lógico e no ético. No primeiro, aplica-se às doutrinas que afirmam que a verdade ou a falsidade dum conhecimento se definem em função da sua fecundidade e eficácia relativamente à ação humana; no segundo, aplica-se àquelas doutrinas que afirmam ser o homem o criador dos valores morais, que se definem a partir das exigências concretas, psicológicas, históricas, econômicas e sociais que condicionam a vida humana. Com essa definição em mãos, poderíamos ser menos radicais em certas atitudes especialmente aquelas que de cunho preconceituoso e pejorativo, nós poderíamos ser melhores com relação aos outros, certas coisas como essa deveriam não ocorrer mais, não estamos no séc X estamos no séc XXI, e isso faz muita diferença.

Nenhum comentário: