segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ahmadinejad diz se orgulhar de sua declaração sobre o Holocausto; Israel afirma que mantém opção militar contra o Irã

JERUSALÉM e TEERÃ - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta segunda-feira que tinha orgulho de ter provocado ira nos países ocidentais ao negar o Holocausto. A afirmação foi feita quando o líder se preparava para viajar para Nova York, onde autoridades participarão da Assembleia Geral da ONU na terça-feira. Segundo ele, a declaração feita na semana passada era uma mensagem de "paz e amizade".

Ahmadinejad deve desembarcar em Nova York na nesta terça e suas aparições públicas fora do encontro geraram polêmicas no últimos anos. ( Hotel de NY cancela evento em que Ahmadinejad era convidado )

"A revolta dos assassinos profissionais é um orgulho para nós", declarou Ahmadinejad, segundo a agência oficial Irna. Ele respondia uma questão sobre as críticas da União Europeia após seu discurso de sexta-feira, quando afirmou que o Holocausto não foi um "evento real".

"Eles (os ocidentais) criaram o mito do Holocausto. Mentem, fazem seu número e depois apoiam os judeus. Se o Holocausto é uma realidade, por que então não autorizar um estudo?", questionou.

Israel diz que mantém opção militar contra Irã

Israel não abriu mão da alternativa militar contra o programa nuclear do Irã, disse nesta segunda-feira o vice-ministro israelense do Exterior, Danny Ayalon, após o presidente russo ter dito que seu colega israelense descarta um ataque ao Irã .

Ayalon foi questionado pela Reuters se o comentário do presidente Shimon Peres, citado no domingo pelo presidente russo Dmitry Medvedev, era uma garantia de que não haverá um ataque israelense contra o Irã.

" Com todo o respeito, eu não acho que o presidente russo tenha autorização de falar por Israel "

Ele respondeu: "Certamente não é uma garantia".

- Com todo o respeito, eu não acho que o presidente russo tenha autorização de falar por Israel, e certamente nós não tiramos nenhuma opção da mesa.

Israel tem refutado as afirmações do Irã de que o programa nuclear do país não tem o objetivo de produzir armas, e diz que não tolerará um arsenal atômico na República Islâmica.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/09/21/ahmadinejad-diz-se-orgulhar-de-sua-declaracao-sobre-holocausto-israel-afirma-que-mantem-opcao-militar-contra-ira-767704554.asp

Nenhum comentário: