segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Supermassive Black Holes (2000)

BBC Horizon

Em junho de 2000, astrônomos fizeram uma descoberta extraordinária e que promete resolver um dos maiores problemas da cosmologia – como e porque galáxias são criadas. Inacreditavelmente, a resposta envolve o mais estranho, destrutivo e terrível objeto no Universo – buracos negros supermassivos. Cientistas começam a acreditar que estas forças de pura destruição na realidade ajudam a desencadear o nascimento das galáxias e, portanto, estão no coração da criação de estrelas, planetas e toda a vida.

Buracos negros supermassivos são tão impressionantes que até recentemente, muitas pessoas duvidavam de sua existência. A ideia de buracos negros gigantes do tamanho do sistema solar parecia mais ficção do que realidade – tais monstros seriam tão poderosos que eles poderiam destruir a própria estrutura do Universo. Mas nos últimos 5 anos uma série de descobertas mudou para sempre nossa compreensão dos Buracos negros supermassivos e galáxias.

Usando o poderoso telescópio especial Hubble, cientistas têm escaneado galáxias próximas, procurando por estes buracos negros gigantes. É uma difícil empreitada – já que pela sua natureza buracos negros sugam luz – pois nunca podem ser vistos. Desta forma o que cientistas procuram são os efeitos desta gravidade massiva, ou seja, eles arremessam estrelas em sua volta com uma imensa velocidade.
O que eles descobriram é mais extraordinário do que qualquer um poderia imaginar, não somente a evidência de que estes monstros de vasta destruição existem, mas que eles existem em toda galáxia que eles miram com seus telescópios, mesmo nas mais distantes. Este agente gigante de destruição parece ser muito comum no universo. Cientistas agora pensam que buracos negros supermassivos são na realidade uma fundamental parte do que é uma galáxia.
À espreita no coração do toda galáxia há um buraco negro gigante de proporções apocalípticas – que inclui nossa própria galáxia, a Via Láctea. A astrônoma Angrea Ghez tem estudado o coração da Via Láctea pelos últimos cinco anos. O que ela descobriu é uma irrefutável evidência de um buraco negro gigante com 3 (três) bilhões de vezes do tamanho do nosso próprio sol. Um buraco negro poderia destruir o Sistema Solar inteiro. Enquanto este documentário estava sendo filmado em julho de 2000, Ghez obteve algumas imagens terríveis – de um monstro gigante tragando gás e estrelas no coração da galáxia.


Afinal, o que este monstro gigante faz no coração de nossa galáxia? Que efeito terá sobre nós e o restante da galáxia este buraco negro gigante distante 25 mil anos-luz? Estas são questões que estão a intrigar astrônomos nos últimos anos – e em junho, dois grupos separados de cientistas encontraram evidência que aponta para uma resposta surpreendente. Ao invés de serem parasitas destrutivos, parece que buracos negros supermassivos podem ser essenciais na própria criação das galáxias em que eles vivem.

Como exatamente foi criada nossa galáxia, por anos, tem deixado perplexos astrônomos e físicos. Embora haja muitas teorias, há pouca evidência para explicar como o gás no princípio do Universo se condensou para formar a galáxia que vemos atualmente. Agora os cientistas perceberam que eles estavam se esquecendo de um ingrediente vital – um buraco negro supermassivo. Primeiramente, a gravidade imensa deste buraco negro gigante pode engatilhar o colapso do gás. Ao girar o gás sobre si, o buraco negro gigante desencadearia o nascimento de estrelas, planetas e a própria vida. Apesar de ser a força mais destrutiva do universo, cientistas agora crêem que nosso buraco negro supermassivo pode ser crucial na criação da galáxia como a conhecemos.

Baixar

Retirado daqui.

Nenhum comentário: