sexta-feira, 28 de maio de 2010

Justiça impede nova tiragem do livro de médium sobre a pior tragédia aérea do país

Livro espírita diz que vítimas de acidente com Airbus da TAM foram algozes no passado
O livro "O Voo da Esperança", escrito pelo médium Woyne Figner Sacchetin sobre o pior acidente aéreo do país, não poderá ter novas tiragens.

A decisão, em primeira instância (cabe recurso), foi tomada pela Justiça de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), que analisou a reclamação feita pela família de três vítimas da tragédia com o voo 3054 da TAM, no aeroporto de Congonhas (SP), em 2007.

Na obra, o médium escreve que os passageiros morreram porque foram algozes em uma vida passada. Sacchetin diz ter recebido o espírito de Santos Dumont (1873-1932). O caso tramita no fórum de São José do Rio Preto desde o fim do ano passado. A família sustenta que a obra denegriu a imagem de quem não está aqui para se defender.

Família quer retirada total

A professora Carmem Caballero perdeu a mãe (Maria Elizabete, 65) e duas filhas (Júlia, 14, e Maria Isabel, 10) no acidente no dia 17 de julho de 2007, quando um Airbus-A320, vindo de Porto Alegre (RS), saiu da pista de Congonhas, cruzou a av. Washington Luis e bateu no prédio do depósito da TAM, provocando um incêndio e a morte de 199 pessoas.

Mas a decisão judicial de impedir novas tiragens do livro lançado pela Lachâtre (ligada à editora Universo das Letras) foi considerada insuficiente para a família das três vítimas, que exige o recolhimento dos exemplares atualmente no mercado e ainda uma indenização por danos morais correspondente a mil salários mínimos (R$ 510 mil, em valor atual).

"Vamos recorrer da decisão no Tribunal de Justiça", disse, neste sábado (22) à Livraria da Folha o advogado Marco Aurélio Bdine, que defende a professora. Ele afirmou que, na última sexta-feira (21), já entrou com questionamento no Tribunal de Justiça de São Paulo.

No fim de outubro deste ano, Aeronáutica divulgou relatório sobre a tragédia do vôo 3054 da TAM, que ocorreu em 17 de julho de 2007
Médium é oftalmologista

Médium é oftalmologista

Paulista de Olímpia (434 km da capital), Sacchetin é médico oftalmologista e, entre seus livros espíritas, está "JK, Caminhos do Brasil" (Lachâtre, 2006), apresentado como depoimento do espírito do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). Desde o fim do ano passado, a reportagem tenta ouvir o autor e a editora, mas eles não responderam ao pedido de entrevistas. Em janeiro, até o fórum teve dificuldades de localizar o autor de "O Voo da Esperança".

Os restos mortais da mãe de Carmem foram os últimos a serem identificados. Professora aposentada, ela morava em São José do Rio Preto e tinha viajado ao Sul com as duas netas. Em enquete realizada pela Livraria da Folha, 58% dos votos eram contra a retirada do livro de circulação. Nos últimos meses, livros com histórias espíritas ganharam destaque no mercado devido ao centenário de Chico Xavier, médium famoso por suas cartas psicografadas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/justica-impede-nova-tiragem-do-livro-de-medium-sobre-a-pior-tragedia-aerea-do-pais.shtml

Nenhum comentário: