sexta-feira, 30 de julho de 2010

Richard Dawkins sobre a existência de Deus

Houve debate sobre Religião promovido pela revista TIME, entre Richard Dawkins conhecido biólogo professor de Oxford e Francis Collins brilhante cientista responsável por chefiar a equipe que mapeou o genoma humano. Aqui está um trecho do que Richard Dawkins fala sobre a existência de Deus, aliás essa é a última coisa que é dita no debate:

Minha mente não é fechada, como você tem ocasionalmente sugerido, Francis. Minha mente está aberta para as mais maravilhosas variedades de futuras possibilidades, que eu nem se quer consigo sonhar, nem você, nem ninguém. O que me deixa cético é a idéia que qualquer que seja a revelação maravilhosa que apareça na ciência do futuro, acabará sendo uma das religiões que as pessoas inventaram. Quando começamos estávamos falando sobre a origem do universo e das constantes físicas, eu forneci o que eu pensava fossem argumentos fortes contra uma inteligência sobrenatural criadora. Mas para mim parece ser uma idéia a ser levada em conta. Refutável – contudo distinta e grande o suficiente para ser digna de respeito. Eu não vejo os deuses do Olimpio ou Jesus vindo pra baixo e morrendo em uma cruz como digno de grandiosidade. Eles me parecem limitados, se houver um Deus, será muito maior e muito mais incompreensível do que qualquer coisa que qualquer teólogo de qualquer religião jamais propôs.

Retirado daqui.

Nenhum comentário: