quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BBC - Churches - How to Read Them

Episódio - 1 of 6. Dark Beginnings

Sinopse do episódio: Richard Taylor mostra como as igrejas foram criadas para proporcionar ao povo medieval um meio de escapar da morte, com as suas cenas de julgamento, túmulos e representações gráficas da crucificação. Ele explica por que cenas de sofrimento na cruz tornaram-se tão importantes e por que os instrumentos usados na perseguição a Jesus eram retratados em janelas, pisos e paredes. Taylor explica como a obsessão medieval pelo purgatório transformou as igrejas com a construção de chantrias.

Episódio:
http://www.megaupload.com/?d=KF9A6S8D

Legenda:
http://www.megaupload.com/?d=EPD9Z70C

Episódio - 2 of 6. Medieval Life
Sinopse do episódio: Richard Taylor descobre provas que revelam como e por que as igrejas paroquiais desempenhavam papel tão crucial na vida cotidiana da Idade Média. Ele analisa como murais e imagens intricadas eram usados para ensinar lições morais e como esculturas de anjos, em igrejas como Blythburgh, eram usadas para criar o Céu na Terra. Ele descobre como rituais como o batismo e o esquecido ritual conhecido como "glorificação das mulheres" ofereciam as pessoas proteção, do berço ao túmulo.

Episódio:
http://www.megaupload.com/?d=T7MMA0DE

Legenda:
http://www.megaupload.com/?d=KSUG9ZSI

Episódio - 3 of 6. Medieval Death

Sinopse do episódio: O apresentador Richard Taylor explica como as igrejas eram construções simples, originalmente criadas para proteger o altar e o mais importante dos ritos cristãos, a eucaristia. Ele visita as primeiras igrejas medievais para desvendar o mistério de o porquê os anglo-saxões e normandos pareciam relutar em largar seu passado pré-cristão e continuaram a ornar suas construções religiosas com misteriosas imagens pagãs. Um antigo livro em Oxford ajuda Richard a encontrar uma resposta.

Episódio:
http://www.megaupload.com/?d=62OFRQN6

Legenda:
http://www.megaupload.com/?d=MV3KBZ5F

Episódio- 4 of 6. Reformation Chaos and Creation

Sinopse do episódio: Com a ajuda da historiadora de arte, Irmã Wendy Beckett, e vitrais, Richard Taylor tenta compreender a intensa devoção medieval à Virgem Maria e como isso fomentou a ira da Reforma que se seguiu. Richard interpreta uma igreja e explica que não foi Henrique VIII mas seu sucessor, Eduardo VI, o responsável pelas maiores mudanças na Reforma. Ele também mostra como o Livro de Oração Comum e a tradução da Bíblia para o inglês transformaram a forma de adoração dos ingleses e a aparência de suas igrejas.

Episódio:
http://www.megaupload.com/?d=F146MNMM

Legenda:
http://www.megaupload.com/?d=PWZHSWNH


Episódio - 5 of 6. Restoration and Reason

Sinopse do episódio: A vida na igreja do século XVIII geralmente é considerada monótona, mas Richard Taylor descobre que as igrejas na era do Iluminismo refletiam o ímpeto intelectual, o vigor e o potencial conflito de uma época turbulenta. Ele mostra como símbolos na igreja paroquial cotidiana revelam a identificação cada vez mais próxima entre Igreja e Estado.

Episódio:
http://www.megaupload.com/?d=WNSA8BXN

Legenda:
http://www.megaupload.com/?d=LBH3VCJV

Episódio 6 of 6. The Victorians and After

Sinopse do episódio: Richard Taylor descobre como, durante a revolução industrial, as imagens e ritos medievais regressaram aos locais vitorianos de adoração e mergulharam a Igreja Anglicana em conflito. Richard analisa a polêmica em torno do Movimento de Oxford e explora suas belas igrejas. Ele vê como o impacto da guerra no século XX está refletido nas imagens de nossas igrejas e como a I Guerra Mundial trouxe de volta outra prática medieval, a celebração dos mortos.

Download:
http://www.megaupload.com/?d=SS7OHS2X
Legenda:
http://www.megaupload.com/?d=U8NM9FO2


Retirado daqui.

Nenhum comentário: