sábado, 26 de fevereiro de 2011

The Human Spark ( A Centelha humana )

Qual a natureza da singularidade humana? Onde "A Centelha Humana" surgiu, e quando? E talvez o mais interessante, por quê? Nesta série em três partes, Alan Alda aborda essas questões de forma pessoal, visitando dezenas de cientistas em três continentes e participando diretamente de várias experiências, incluindo o exame detalhado do seu próprio cérebro. Levando seu bom humor e curiosidade a conversas com pesquisadores, ele busca "A Centelha Humana", com arqueólogos descobrindo pistas em ossos fossilizados e ferramentas dos nossos ancestrais, primatólogos estudando os nossos parentes vivos mais próximos para descobrir o que temos em comum e o que nos diferencia e com neurocientistas analisando sua mente com as últimas tecnologias de mapeamento cerebral

Episódio - 01 of 03. Becoming us (Tornando-se nós)
Sinopse do episódio:
Nas cavernas da região francesa de Dordogne, Alan Alda presencia as espetaculares pinturas que remontam a 30 mil anos, arte que arqueólogos outrora pensaram ser os primeiros registros de pessoas com um cérebro igual ao nosso. Quando essa arte foi criada, a Europa já era habitada por pessoas há centenas de milhares de anos, e milhares de gerações, pelos chamados neandertais. Alan descobre, a partir de visitas a lugares onde os neandertais viveram, que eles eram tenazes e engenhosos. Não produziram arte, e empregavam uma tecnologia que mudou muito pouco ao longo do tempo. As pessoas que pintaram as cavernas, nossos ancestrais, eram diferentes, possuíam o que chamamos "A Centelha Humana", capazes não apenas de produzir arte, mas tecnologia inovadora e comunicação simbólica.

Download:

http://www.megaupload.com/?d=IZTGFG2H

Legenda:

http://www.megaupload.com/?d=VKPQ4C15

Episódio - 02 of 03. So Human, So Chimp
Sinopse do episódio:
Nós nos distinguimos dos nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, por cerca de 1 a 2 por cento dos nossos genes - mas também por cerca de 6 milhões de anos de caminhos evolutivos distintos. Por isso, quando vemos um chimpanzé, lembramos estranhamente - e talvez com alguma inquietude - de nós mesmos. Mas sabemos que por trás dos olhos dele há um cérebro bem diferente do nosso. Alan Alda parte para explorar essa diferença, e rapidamente descobre que os cientistas que estudam os chimpanzés e outros primatas estão eles mesmos separados em duas correntes opostas. Uma delas enfatiza a ontinuidade entre nós - vendo tudo que acreditamos ser exclusivamente humano presente, ao menos em forma rudimentar, em nosso parente mais próximo e até nos primos dele. A outra vê uma nítida descontinuidade em nossas habilidades, admirando os chimpanzés por sua soberba adaptação ao seu ambiente florestal, mas também confere ao cérebro humano um status especial que nos permitiu conquistar o planeta (e acabar com as florestas).

Download:

http://www.megau-pload.com/?d=ICCNOF97

Legenda:

http://www.megau-pload.com/?d=AYRG7OZV

Episódio - 03 of 03. Brain Matters
Sinopse do episódio:
No ambiente futurístico do Laboratório de Neuro-imagem da Universidade da Califórnia, Los Angeles, Alan tem o seu cérebro examinado em detalhes. A imagem, projetada em uma imensa tela curva atrá dele, é o ponto de partida por uma busca dentro do seu cérebro, pelos componentes essenciais à centelha humana; uma busca pautada pelo que os dois episódios anteriores revelaram sobre as características que tornam o homem singular.

Download:

http://www.megau-pload.com/?d=IUL5YWI0

Legenda:

http://www.megau-pload.com/?d=I1QU09CH

Retirado daqui.

Nenhum comentário: