segunda-feira, 15 de setembro de 2008

LHC a nova moda

Todo mundo está falando ultimamente desse tal de LHC, o que seria ele? Porque ele é tão importante assim? Quais serão o benefícios que ele trará para nós?.

LHC é a sigla para: Large Hadron Collider ou em português Grande Colisor de Hádrons( ou Hadrões), já sei não ajudou em nada pois bem iremos ter um cursinho rápido sobre átomos:

O que são Hadróns?

São Partículas Força Nuclear Forte ou seja ajuda a manter os protões e os neutrões juntos, se não houvesse essa junção teríamos uma explosão nuclear. Os Hadróns são formados pelos quarks, a variedade do agrupamento gera dois grupos os Bariões e os Mesões, não vou entrar em detalhes sobre esse dois grupos.

O que é um Colisor de partícula?

Basicamente e uma grande tubulação que esta em forma de circulo onde são colocadas partículas que ficam circulando em altíssima velocidade, depois são colocadas outras partículas em sentindo inverso, causando assim uma explosão da colisão das partículas.

O LHC está localizado entre a França e Suíça, a profundidades que variam de 50 a 150m, o LHC possui 27km de circunferência, com esse aparelho poderemos recriar o inicio do universo, ou seja o big bang. Com isso podemos provar a existência ou não de deus, os dados coletados estarão totalmente ou em boa parte decifrados apartir do ano de 2010 -14.

E importante ressaltar que este aparelho cria todos tipos de catástrofes que ocorrem no Universo desde buracos negros até estrelas ou sois, apesar de remotamente a uma chance desse experimento destruir a Terra.


















Dá até vontade de montar um desses no quintal de casa!!!


Mal ligaram o LHC e já temos duas noticias:


Impressionada, menina de 16 anos tomou pesticida na cidade de Bhopal.
No leste da Índia, muitas pessoas acharam que seria o fim do mundo.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL755034-5602,00.html

Nenhum comentário: