terça-feira, 16 de setembro de 2008

O primeiro cientista da historia

Tales de Mileto
Θαλής ο Μιλήσιος
Tales de Mileto
Nascimento c. 624/625 a.C.
Mileto, atual Turquia
Falecimento c. 556/558 a.C.
Ocupação Filósofo, matemático, astrônomo
Escola/tradição Escola Jônica, Escola de Mileto, Naturalismo
Principais interesses Metafísica, Ética, Matemática, Astronomia
Idéias notáveis Água como "physis", teorema de Tales, considerado o pai da ciência e da filosofia ocidental
Influenciados Pitágoras, Anaximandro, Anaxímenes

Tales de Mileto (em grego Θαλής ο Μιλήσιος) foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624/625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
Tales fundou a Escola Jônica e foi o primeiro filosofo da natureza (physis), é considera a água como substancia criadora de tudo, também teve inúmeros discípulos conhecidos exemplo Anaxímenes e Anaximandro.
Foi o primeiro que esboçou os primeiros passos do pensamento Evolucionista, em seu pensamento não haveria nenhuma entidade superior cuidando dos detalhes, ele via que a vida evoluiu de processos naturais.
Foi também um grande Astrônomo e explicou o eclipse do Sol, verificando que a Lua é iluminada pelo mesmo.
Tales fez muitas pesquisas sobre energia estática, descobriu que certos materiais traziam com sigo algumas sensações estranhas, para essa sensações ele entendia que esse objetos tinham alma mas não no sentindo mitológico, ele percebia que certas pedras(imã) moviam o ferro.



Contos

* Plutarco disse que Tales certa vez olhando para o céu, tropeçou e caiu, sendo repreendido por alguém como lunático: analisava o tempo para descobrir se haveria uma seca, o que o fez ganhar muito dinheiro.
* Usando seu conhecimento astronômico e meteorológico (provavelmente herdado dos babilônios), Tales previu uma excelente colheita de azeitonas com um ano de antecedência. Sendo um homem prático, conseguiu dinheiro para alugar todas as prensas de azeite de oliva da região e, quando chegou o verão, os produtores de azeite tiveram que pagar a ele pelo uso das prensas, o que o levou a ganhar uma grande fortuna com esse negócio.
*Quando perguntaram a Tales o que era difícil, ele respondeu: “Conhecer a si próprio”. *Quando lhe perguntaram o que era fácil, ele respondeu: “Dar conselhos”.

Esta ai uma historia bem resumida desse grande homem, onde a sua filosofia e seu conhecimento foi “desenterrado” por Nieztsche, sem Tales a ciência não seria o que é hoje.

Nenhum comentário: