sábado, 13 de dezembro de 2008

Líder de seita religiosa acusado de torturar crianças em Israel é preso em SP

SÃO PAULO - O líder de uma seita religiosa de Israel, que se utilizava de meios cruéis para educar e corrigir crianças, foi preso pela Polícia Federal na noite desta terça-feira no Bom Retiro, região central de São Paulo. Elior Noam Hen é israelense e estava sendo procurado pela Interpol em todo o mundo. No Brasil, era investigado há 45 dias pela Polícia Federal.

De acordo com informações das autoridades de Israel, Elior torturava as crianças para expulsar os demônios de seus corpos. Era um método de correção de comportamento. Elior também é conhecido por Eliyahu Abuhazira e freqüentava uma sinagoga no Bom Retiro. Em todos os lugares que visitava, ele se apresentava como rabino. A Polícia Federal informou que a Congregação Israelita de São Paulo, após saber das torturas, advertiu aos representantes religiosos que orientassem a comunidade para que não desse abrigo ou acobertasse o fugitivo.

A mulher e os quatro filhos de Elior já haviam sido localizados pela Interpol em 26 de maio. As crianças foram apresentadas ao juiz da Vara da Infância e Juventude da Capital, que os apreendeu temporariamente como forma de resguardar as integridades físicas e psicológicas dos quatro menores. O vice-presidente da Federação Israelita de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, disse que a mulher dele e os filhos viajaram para a Bélgica na semana passada. Ela chegou a pedir abrigo e comida em sinagogas de São Paulo antes de partir. Berkiensztat disse que Elior foi uma ou duas vezes à sinagoga, mas desapareceu assim que soube que estava sendo procurado. O israelense, que esteve no Canadá antes de chegar ao Brasil, planejava fugir novamente.

A ordem de prisão preventiva para extradição de Elior foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal em 5 de abril de 2008, por crimes de tortura contra crianças, cometidos em Israel. Elior foi levado para a carceragem da Polícia Federal em São Paulo, onde aguardará o julgamento do pedido de extradição feito pelo governo de Israel perante a Corte Suprema do Brasil.
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/06/04/lider_de_seita_religiosa_acusado_de_torturar_criancas_em_israel_preso_em_sp-546648533.asp

Nenhum comentário: