quinta-feira, 2 de abril de 2009

Espiritismo o inicio

Umas das crenças que mais vem crescendo, abordada por uma visão cética, nesse texto quero tentar passar o inicio dessa religião, a qual muitas vezes é difícil de se debater!
Vamos começar com o que é o espiritismo: é uma crença de que a nossa personalidade sobrevive após a morte, é que esses espíritos são imortais e pode se reencarnar inúmeras vezes, para Kardec as reencarnações servem para nós aperfeiçoarmos até não ser mais necessário “voltar”.
Existem varias coisas que os espíritas afirmam vou dar alguns rápidos exemplos do que eles dizem:

Mediunidade
Clarividência
Telecinese
Telepatia
Clariaudiencia
Cirurgias espirituais
Curas milagrosas

A maior parte dos espíritas entendem que essa crença é cientifica e não uma religião como qualquer outra, outra afirmação por parte dos espíritas é que eles mesmo entendem que o espiritismo não tem dogmas mesmo sabendo que dogma significa: ponto inquestionável de uma doutrina, obviamente a lista que dei a cima são dogmas, mas não adianta falar com eles.

O movimento espírita começo aproximadamente em 1848 com as irmãs Fox, elas alegavam que espíritos se comunicavam com elas, através de batidas em uma mesa de madeira ou de estalos “misteriosos”. Aqui já temos um problema pois os sons nada mais eram do que os estalos das articulações delas, e quanto a mesa se movimenta era porque elas deslizavam os pés para fora dos calçados e acertavam o joelho na mesa por baixo da mesma, alguns sites indicam que uma das irmãs admitiram suas fraudes e outros dizem que não, mas não interessa porque como disse acima é apenas um truque.
Vamos entender como elas fazia isso que disse no parágrafo anterior, elas sentavam em uma mesa circular davam as mãos e colocavam os pés um sobre o outro e depois apagavam a luz, e tudo acontecia, até que um grupo de céticos foi visita-las é percebeu isso que disse, alguns nomes para uma melhor aprofundamento no assunto seria de: Michael Faraday e Harry Houdini que ajudaram a desmascarar esses truques!

Sobre Allan Kardec

Esse é o espírita provavelmente mais conhecido no mundo, ele escreveu inúmeros livros e fundou o kardecismo, bateu na tecla que eram científicos, mas até hoje ainda existe inúmeras duvidas sobre sua veracidade.
Kardec dizia que se comunicava com mortos e com obviamente figuras muito conhecida da historia como exemplo cito um trecho do livro dos espíritos você:

São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luiz, O
Espírito da Verdade, Sócrates, Platão, Fénelon, Franklin, Swedenborg, etc.

Esses são tido como exemplos de espíritos superiores também, entretanto nem todos ali o são.
Kardec também, baseia muito da sua doutrina na bíblia e em Jesus, o que como já disse em textos anteriores não são muito boas referencia. Quanto aos inúmeros eventos que ele supostamente presenciou, como movimento de objetos não existem nenhum indícios pelos menos que eu conheça que apontem para algo verdadeiro.
Na época que ele escrevia seus livros foi fortemente influenciado pelo racismo, isso não quer dizer que os kardecista sejam racista, mas que seu fundado para alguém que se dizia canalizar com espíritos superiores se saiu muito mal, veja os trechos:

“Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;" (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)

“Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras. Os corpos desapareceram, mas em se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós”. (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)

"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados"
(Allan Kardec, A Gênese, ed. LAKE p. 187).

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187).

“Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)

O exame frenológico dos povos pouco inteligentes constata a predominância das faculdades instintivas, e a atrofia dos órgãos da inteligência. O que é excepcional nos povos avançados, é a regra em certas raças. Por que isto? É um injusta preferência? Não, é a sabedoria. A natureza é sempre previdente; nada faz de inútil; ora, seria uma coisa inútil dar um instrumento completo a quem não tem meios de se servir dele. Os Espíritos selvagens são Espíritos de crianças, podendo assim se exprimir; entre eles, muitas faculdades ainda estão latentes. Que faria, pois, o Espírito de um Hotentote no corpo de um Arago? Seria como aquele que não sabe a música diante de um excelente piano. Por um razão inversa, que faria o Espírito de Arago no corpo de um Hotentote? Seria como Liszt diante de um piano que não teria senão algumas más cordas falsas, às quais seu talento jamais chegaria a dar sons harmoniosos.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)

Agora por ultimo mas não menos importante o Chico Xavier nosso querido charlatão espírita

Ele é mundialmente conhecido por se comunicar com Emmanuel, psicografou muitas obras e foi o grande divulgador do espiritismo na nossa terra tupiniquim, apesar de existir inúmeras provas de que ele era um voraz leitor, e que sua psicografias não passavam de balela, aprecio sua caridade com os outros, mas isso não isenta o fato que não passou de um charlatão, uma coisa que ele disse que iria fazer quando chega-se ao outro lado: Ele combinou com três pessoas sinais secretos para provar que era ele mesmo, é até hoje nada!!

Nenhum comentário: