segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Há vários conceitos sobre fé, que tem conotações diferentes, em um dicionário ela pode ser definida:

1-) Crença confiante na verdade, o valor ou a confiabilidade de uma pessoa, idéia ou coisa.
2-) Crença de que não existem provas lógicas ou evidências materiais.

Ambas definições são verídicas em uma discussão, mas a confusão feita pelas definições, muitas vezes levam as pessoas a cometerem uma falácia, para aqueles que definem que o ateísmo é baseado em fé, essa conclusão também pode levar a pessoa a cometer uma falácia em que toda fé não tem razão.

Argumentos que são usados para fé:

1-A fé é uma virtude, a fé é algo desejado por si só.
A idéia que a premissa deve ser aceita sem provas, pode ser utilizada para justificar qualquer afirmação, alguém poderia acreditar que Deus quer que você ame o próximo ou dizer que Deus quer que você mate alguém por trabalhar no sábado, muitos ataques terroristas são baseados na fé.

2- As pessoas tem fé em outras coisas: no vento, no amor, na mecânica quântica e as pessoas não questionam isso.

O vento comprovadamente existe, além dos efeitos secundários e climáticos como tornado ou furacões, também dispomos de turbinas de vento com energia eólica.
O amor comprovadamente existe, podemos facilmente testemunhar a mudança de comportamento das pessoas, nós podemos medir com neurotransmissores e podemos observar as mudanças no cérebro através de maquinas de ressonância magnética.
As idéias da mecânica quântica já são provadas, nós usamos mecânica quântica em tudo, desde celulares até computadores portáteis.

Nenhum comentário: