segunda-feira, 17 de maio de 2010

BBC - Por Dentro Do Cérebro - Brain Story

EPISÓDIO 1: TUDO NA SUA MENTE. Sinopse da série: A história de como a ciência começou a entender a complexidade do cérebro é revelada, dos grotescos estudos pioneiros aos efeitos da lesão cerebral, através das últimas descobertas da estimulação direta de áreas específicas em pacientes conscientes enquanto submetidos à cirurgia. Série em 6 episódios. Sinopse do episódio: A professora Greenfield conhece Sarah Kitchen enquanto ela passa por cirurgia para remoção de um tumor cerebral, realizada pelo neurocirurgião Henry Marsh. Por causa da localização do tumor, há risco de afetar a área responsável pela fala. Por isso, ela permanece acordada e falando durante a operação. Mas quanto a processos mais complicados que a fala? Susan questiona se é possível que sentimentos artísticos e espirituais sejam mero resultado da atividade elétrica do lobo temporal. Susan conhece uma mulher cuja epilepsia faz com que ela veja as cores vividamente e sofra alucinações religiosas intensas, duas características do pintor Vincent Van Gogh, outro que sofria de epilepsia do lobo temporal.

EPISÓDIO 2: NO CALOR DO MOMENTO. Sinopse da série: A história de como a ciência começou a entender a complexidade do cérebro é revelada, dos grotescos estudos pioneiros aos efeitos da lesão cerebral, através das últimas descobertas da estimulação direta de áreas específicas em pacientes conscientes enquanto submetidos à cirurgia. Série em 6 episódios. Sinopse do episódio: Neste episódio, a professora Greenfield explora a complicada origem das emoções humanas. Ela questiona por que as emoções parecem tão diferentes dos pensamentos. O homem não apenas "pensa" emoções, ele as sente e vivencia de forma a manifestar fisicamente, em expressões faciais, a felicidade, tristeza e medo. Emoções essas que parecem ser comuns a todas as culturas ao longo da história humana.

EPISÓDIO 3: O OLHO DA MENTE. Sinopse da série: A história de como a ciência começou a entender a complexidade do cérebro é revelada, dos grotescos estudos pioneiros aos efeitos da lesão cerebral, através das últimas descobertas da estimulação direta de áreas específicas em pacientes conscientes enquanto submetidos à cirurgia. Série em 6 episódios. Sinopse do episódio: A visão é uma das mais complexas atividades cerebrais, e ainda está longe de ser totalmente compreendida. É o cérebro que gere o processamento da mistura de luzes que atinge a retina. Movimento, tamanho, forma e cor, tudo tem de ser reunido pelo cérebro em questão de milissegundos. Gisela Liebold é incapaz de ver imagens em movimento, embora seus demais sentidos lhe digam que o objeto está se movendo. Susan investiga os outros meios que o nosso cérebro usa para "preencher as lagunas" da informação limitada que provém dos nossos olhos.

EPISÓDIO 4: O PRIMEIRO ENTRE OS IGUAIS. Sinopse da série: A história de como a ciência começou a entender a complexidade do cérebro é revelada, dos grotescos estudos pioneiros aos efeitos da lesão cerebral, através das últimas descobertas da estimulação direta de áreas específicas em pacientes conscientes enquanto submetidos à cirurgia. Série em 6 episódios. Sinopse do episódio: O que há em nosso cérebro que nos pôs no comando do planeta? De onde vêm as habilidades linguísticas exclusivas do homem? Existem estruturas especiais em nosso cérebro que nenhum outro animal possui? Ou será possível que nossas ricas e sofisticadas culturas sejam mero resultado de termos um cérebro grande? Susan Greenfield explica por que acredita que somos apenas chimpanzés com cérebro mais desenvolvido.

EPISÓDIO 5: DESENVOLVENDO A MENTE. Sinopse da série: A história de como a ciência começou a entender a complexidade do cérebro é revelada, dos grotescos estudos pioneiros aos efeitos da lesão cerebral, através das últimas descobertas da estimulação direta de áreas específicas em pacientes conscientes enquanto submetidos à cirurgia. Série em 6 episódios. Sinopse do episódio: As mudanças no cérebro durante o crescimento e desenvolvimento, da infância à idade adulta, são exploradas neste episódio. A Profª. Greenfield mostra como as conexões nervosas estão em constante mudança em resposta ao que encontramos no mundo exterior. Ela explica sua visão sobre o aprendizado, memória e os processos que nos individualizam. A vida se resume às marcas que o mundo nos imprime.

EPISÓDIO 6: O MISTÉRIO FINAL. Sinopse da série: A história de como a ciência começou a entender a complexidade do cérebro é revelada, dos grotescos estudos pioneiros aos efeitos da lesão cerebral, através das últimas descobertas da estimulação direta de áreas específicas em pacientes conscientes enquanto submetidos à cirurgia. Série em 6 episódios. Sinopse do episódio: Como nosso cérebro gera a consciência? O cérebro é feito dos mesmos ingredientes biológicos do resto do corpo, mas, de alguma forma, ele consegue criar o indescritível fenômeno da consciência. A consciência é bem mais do que apenas imaginar; é uma outra dimensão. A Profª. Greenfield explica por que acredita que a existência de um mundo privado de experiências e sentimentos é mais extraordinário que o fato de os seres vivos terem evoluído. Ela explora como estamos dando os primeiros passos rumo à compreensão dos processos cerebrais.

Baixar

Retirado daqui.

Nenhum comentário: