segunda-feira, 30 de maio de 2011

Chico Xavier é comentado no Atheist Experience #704

http://www.youtube.com/watch?v=VPvj7yyh1cA&feature=youtu.be

O Atheist Experience é um programa produzido pela comunidade ateia de Austin, Texas e nele normalmente são debatidos tópicos sobre Deus e a espiritualidade. Nesse episódio eu liguei porque queria falar um pouco sobre o fenômeno Chico Xavier. Infelizmente eu estava um pouco nervoso, o tempo estava curtíssimo e eles não conheciam nada sobre o assunto. Mas foi legal mesmo assim. Nenhuma refutação sobre o Chico Xavier foi comentada até porque as informações sobre ele em português já são poucas mas em inglês há muito menos.

É difícil refutar o Chico Xavier por causa dessa imagem santificada que ele tem, e porque poucos órgãos de imprensa se atrevem a questioná-lo já que ele é um mito popular. Para piorar, a internet tem muita coisa feita por pessoas como o Padre Quevedo ou outros que por questionarem só o sobrenatural alheio, mas não criticam o seu próprio sobrenatural o que lhes tira a isenção.

Chico Xavier teve vários episódios suspeitos, que vão desde a denúncia de seu Sobrinho a matéria da revista Cruzeiro até o caso da "aparição" da Otília. Existem bobagens em suas obras e evidências de plágio. Mas nada disso impede que ele seja adorado como um santo. Daí porque é difícil desmascará-lo. Conduzir uma investigação adequada também custa muito dinheiro e é claro que por mais contundente as evidências levantadas elas seriam ineficazes em desmascará-lo. A medida que o tempo passa o mito só cresce. Filmes como Chico Xavier, Nosso Lar e As Mães de Chico Xavier só fazem tudo para consolidar o mito.

Uma pena que a equipe do Atheist Experience não tenha conhecimentos para lidar com tal mito.

Nenhum comentário: