quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hélio Gracie - O Samurai Brasileiro

Hélio Gracie foi um lutador de artes marcias brasileiro, criador do “Brazilian Jiu-Jitsy” e considerado um dos maiores desportistas de seu país.
Hélio Gracie nasceu em 01 de Outubro de 1913, em Belém do Pará, Brasil.
Nos anos 20, ainda adolescente, descobriu o mundo do Judô e do Jiu-Jitsu, graças a seu irmão mais velho, Carlos Gracie, que havia estudado com o japonês Mitsuya Maeda, também conhecido como Conde Koma, um lutador legendário.
Durante aqueles primeiros dias de descoberta, Hélio não tinha autorização para participar das classes de maneira ativa, entretanto frequentava religiosamente os treinos para observar com paciência o que ensinavam. Carlos, que já era professor, começou então a treinar Hélio em Judô e Jiu-Jitsu e, em pouco tempo, para sua surpresa, este transformou-se em seu melhor e mais adiantado aluno.
Aos 16 anos de idade, teve a oportunidade de ensinar Jiu-Jitsu quando o diretor do Banco do Brasil, Mario Brandt, chegou para uma aula particular com Carlos Gracie. Por um contratempo, Carlos não chegou a tempo e Hélio se ofereceu para dar a aula. Quando Carlos chegou, a aula já havia terminado e o cliente estava mais do que satisfeito.
Naquela época, Gracie avisou que apesar de saber muito teoricamente sobre as técnicas, os movimentos eram difíceis de executar. Notou que muitos dos movimentos do Judô necessitavam uma força bastante bruta e que eram difíceis devido à sua baixa estatura.
Em consequência, começou a desenvolver uma arte que se adaptava à sua forma física. A partir de suas buscas e investigações, nasceu o “Gracie Jiu-Jitsu”, que mais tarde ficaria conhecido como “Brasilian Jiu-Jitsu”. Graças à estas novas técnicas, os lutadores de menor porte e com menos musculatura adquiriram a capacidade de defender-se e derrotar oponentes muito maiores.

Em 1935, com apenas 22 anos de idade, foi condenado a dois anos e meio de prisão por atacar, juntamente com os irmãos, o mestre de artes marciais, Rufino Manoel dos Santos. Entretanto, graças à influência política de um de seus alunos, conseguiu o indulto do presidente Getúlio Vargas.
Hélio decidiu então demonstrar sua arte no Brasil e no mundo, em uma série de lutas, contra rivais muito mais fortes e experientes que ele. Todavia, em todas elas. Hélio saiu vitorioso e seu nome começou a ser conhecido em todo o país. Desta maneira, passou os anos seguintes, lutando contra rivais cada vez mais poderosos e ganhando mais fama e reconhecimento como lutador. Em 1951, após uma luta épica, foi finalmente derrotado ( de maneira brutal) por Masahiko Kimura, que era conhecido no Japão, como o maior lutador de Judô de todos os tempos.
Foi assim que se deu o início de sua aposentadoria como lutador, entretanto nunca deixou às artes marciais, continuando seu trabalho e passando a estatueta da lenda dos Gracie para seus filhos. Rorion, seu filho mais velho, foi o inventor da “Ultimate Fighting Championship” e Royce, o mais novo, foi o primeiro campeão do novo estilo.
Hélio Gracie morreu em 29 de Janeiro de 2009, aos 97 anos de idade, devido à causas naturais.

http://www.mediafire.com/download.php?p44f9y74jdp60cc
http://www.mediafire.com/download.php?qyarcxputbx5avo
http://www.mediafire.com/download.php?bno648a98t55e54
http://www.mediafire.com/download.php?ibu4bn9kyqs7cjp

Retirado daqui.

Nenhum comentário: