quinta-feira, 26 de março de 2009

Compreendendo o delírio religioso.

Vamos imaginar que eu lhe conte a seguinte historia:

Existe um homem no Pólo Norte.
Ele mora com sua esposa e com um monte de elfos.
Durante o ano ele e os elfos constroem brinquedos.
E na véspera de Natal, ele põem todos brinquedos dentro do saco.
Ele coloca esse saco no trenó.
Ele tem oito(ou nove) renas voadoras.
Em seguida ele voa de casa em casa, e sobe em cada telhado.
Ele pega o saco, passa pela chaminé.
Ele deixa um brinquedo para a criança.
Ele sobe pela chaminé, coloca o saco no trenó e voa para próxima casa.
Ele faz isso durante a noite toda e em todas as casas do mundo.
Então depois de entregar todos brinquedos, ele volta até o Pólo Norte, para repetir novamente esse ciclo no ano seguinte.

Essa naturalmente, é a historia do Papai Noel. Mas vamos dizer que eu sou um adulto e acredito nisso e acho que essa seja um historia verdadeira, penso com todo meu coração, e tento converter todo mundo para acreditar nisso.
O que você iria achar disso? Você pensaria que eu estou delirando e com razão.
Porque você acha que eu estaria delirando? Porque Papai Noel é um ser imaginário, esse é um conto de fadas, não importa o quanto queira converter alguém a acreditar nele, ainda sim será um conto de fadas, pois renas voadoras são imaginarias, o delírio e definido como “A falsa crença em algo irreal ou em uma fraude”, e essa definição se encaixa perfeitamente no contexto.
Uma vez que alguém tenta te converte ao Papai Noel, você poderá tentar ajuda-lo a perceber que isso é um delírio, a maneira que você iria fazer isso seria o questionando, por exemplo, você poderia dizer:

Mas como pode o trenó agüentar a todo peso dos brinquedos do mundo todo? A resposta poderia ser: O trenó é mágico e tem a capacidade de fazer isso intrinsecamente.

Como o Papai Noel entra nas casas onde não existem chaminés? Ele poderia responder: Ele tem o poder de fazer com que chaminés apareçam aonde não existem.

Como o Papai Noel poderia descer em uma chaminé quando ela estive se pegando fogo? Ele diria: A roupa dele é aprova de fogo e se limpa sozinha.

Porque nenhum sistema de alarme detecta o Papai Noel? Ele diria: Porque ele é invisível aos sistemas de segurança.

Como ele consegue visitar todas as casas do mundo em uma noite? Ele diria: Porque Papai Noel é atemporal.

Como Papai Noel sabe quem foram as crianças boas e as ruins? Ele responderia: Porque ele é onisciente.

Por que os brinquedos são distribuídos desigualmente? Porque as crianças ricas ganham mais presentes, mesmo que sejam ruins, do que as crianças pobres, mesmo que se comportem bem? Ele provavelmente responderia: Não podemos compreender os mistérios do Papai Noel, pois somos meros mortais, ele deve ter suas razões para isso, por exemplo: talvez as crianças pobres não saibam como lidar com uma pilha de brinquedos eletrônicos, é como eles comparariam tantas pilhas? Então Papai Noel poupa os desse fardo.

Depois dessas respostas, você percebe o quanto a pessoa está delirando, respostas ridículas para questões obvias. Peguemos outro exemplo:

Imagine que eu te diga a seguinte historia:

Eu estava no me quarto.
Meu quarto se transformou em um lugar extremamente brilhante.
A próxima coisa que acontece é um anjo aparecer no quarto.
Ele diz algumas historias incríveis.
Ele também diz que existe um conjunto de placas douradas enterradas perto de uma colina em Nova York.
Essas placas são sobre uma raça perdida de judeus que habitam a América do Norte.
Estas placas estão em uma língua que eram desses nativos.
E finalmente, esse anjo me leva até essas placas e as deixa elas me levarem para casa.
Esse anjo me ajuda a decifra-las e traduzi-las.
Depois de traduzidas essas placas são levadas, até o céu e ninguém nunca mais iria vê-las.
Eu tenho um livro traduzido dessas chapas, ele fala sobre coisas espantosas – toda uma civilização do povo judeu que viveram aqui no EUA, há 2000 anos atrás!
E que quando Jesus ressuscitou, ele visitou essas pessoas!
Eu também mostrei essas placas para um numero de pessoas, que são testemunhas oculares, e tenho documentos assinados por elas, dizendo que elas viram e tocaram nessas placas antes de serem levadas para o céu.

O que você diria para mim sobre essa historia? Mesmo eu tendo esse livro e tendo as testemunhas? Essa historia soa agradável né?
Você iria fazer perguntas obvias para mim, coisas muitos simples podem ser perguntadas, exemplo: “Onde estão as ruínas e artefatos dessa civilização judaico Americana”? O livro citado fala de milhões de judeus, fazendo todos tipos de coisas na América, onde estão as grandes cidades dessa civilização? Depois de uma series de pergunta você saberia que minha historia é um delírio.
No final das contas as pessoas sem pensar muito já descartariam minha historia, mas ignorariam o fato de eu ter atestados de testemunhas – mesmo o atestado não significa nada, porque poderia ter pago algumas pessoas para o assinarem ou poderia eu mesmo assinado com outros nomes, a maioria das pessoa teria rejeitados essa historia.
O que é mais interessante disso é que existem milhões de pessoas que acreditam nisso, e essas pessoas são membro das Igreja Mórmons, com sede em Salt Lake City, Utah. A pessoa que contou essa incrível historia foi Joseph Smith ele morava no Estados Unidos no inicio de 1800, esse “livro traduzido” hoje é conhecido como livro dos Mórmom.
Se você fazer essas perguntas a um mórmon ficar tempo conversando com ele, eles podem responder a cada pergunta sua, no final tanto eu como você sabemos que essa historia não é diferente da do Papai Noel, as evidencias de invalidações são numerosas.

Outro exemplo, imagine que eu estou contando essa historia:

Um homem esta sentando em uma caverna se ocupando com seus negócios.
Um feixe de luz muito brilhante aparece.
Uma voz falo uma palavra: “Leia”. O homem sentiu que estava sendo espremido até à morte e isso aconteceu diversas vezes com ele.
Então o homem perguntou: “O que devo ler?”
A voz disse: “Leia o nome do senhor que fez o seres humanos a partir de uma célula(zigoto), é lido para o Senhor mais generoso, Ele ensinou aquilo que os escritos não relatavam antes.”
O homem correu para sua casa e para sua esposa.
Enquanto corria até a casa, ele viu um enorme rosto de um anjo no céu, o anjo disse que era um mensageiro de Deus e se identificou como Gabriel.
Naquela noite, o anjo apareceu em sonho para ele.
Gabriel aparecia uma ou outra vez, às vezes ele estava sonhando, às vezes durante o dia com “revelações”, algumas vezes precedidas por um doloroso grito na orelha,( e, em seguida os versos fluíam de Gabriel para o homem), e escribas anotavam tudo que o homem falava.
Então, em uma noite após cerca de 11 anos do primeiro encontro, Gabriel aparece com um cavalo de mágico, o homem monta no cavalo e o leva até Jerusalém, em seguida o homem foi levado até as setes camadas do céu, o homem conversou com pessoas que estavam ali, e Gabriel trouxe o homem de volta a Terra.
O homem revelou grande precisão quando foi questionado, e isso provava que tinha ido até Jerusalém montando no cavalo alado.
O homem continuou a receber revelações de Gabriel por 23 anos, e em seguida eles pararam, todas revelações foram anotadas pelos escribas, em um livro que temos até hoje.
[Fonte: "Understanding Islam" by Yahiya Emerick, Alpha press, 2002]

O que você acha dessa historia? Se nunca tinha ouvido ela antes, você ira entender que são os mesmos absurdos das placas de ouros e do Papai Noel, você ira pensar assim porque foi supostamente transcrita pelo anjo Gabriel, e também conta com sonhos, anjos, ascensão e essas coisas.
Mas precisamos ter cuidado, porque essa historia é a que fundou a religião mulçumana, pratica por mais de um bilhão de pessoas em todo mundo, o homem no caso é Maomé e o livro é o Alcorão (Corão ou Qur'aan), essa é a historia das revelações do Alcorão.
Apesar de mais de um bilhão de pessoas professarem algum tipo de nível de fé mulçumana, as pessoas que estão fora dessa religião, a consideraram uma fabula, não irão acreditar porque é um mero conto de fadas, eles consideram o Alcorão escrito por um mero homem, por exemplo um cavalo alado que voou para o céu? Isso é tão irreal, quanto umas renas voadoras.
Agora se você é cristão, análise por um momento as historias dos mórmons e dos mulçumanos, porque é tão fácil para você dizer que elas são meros contos de fadas? Como você sabe, que essas crenças são ilusórias? Você sabe disso, pela mesma razão que sabe que o Papai Noel é imaginário, essas historias mágicas envolvem coisas como anjos e cavalos alados, alucinações e sonhos, e outra coisa importante, cavalos não podem voar – todos nos sabemos disso, e mesmo se pudessem onde estariam esses cavalos alados?
Um observador imparcial pode observar como essas três historias são imaginarias, além disso, os mulçumanos podem ver os mórmons como iludidos, os mórmons podem ver os mulçumanos como iludidos, e os cristãos podem ver os mórmons e os mulçumanos como iludidos.

Agora deixe-me citar o ultimo exemplo:

Deus engravida uma virgem chamada Maria, a fim de trazer o seu filho encarnado em nosso mundo.
Maria e seu noivo José, tinha que ir para Belém para se registrarem no recenseamento, mas Maria dá a luz ao filho de Deus.
E Deus coloca uma estrela no céu para guiar algumas pessoas.
Em um sonho Deus disse para José, para fugir do Egito, pois Deus observou que Herodes matou milhões de bebes em Israel, em uma tentativa de matar Jesus.
Como homem, o filho de Deus disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Esse homem realizou muitos milagres, ele curou pessoas doentes, transformou água em vinho, isso provou que ele era Deus.
Mas acabaram sentenciando ele a morte e o crucificaram.
Seu corpo foi posto em um tumulo.
Mas depois de três dias, esse tumulo estava vazio.
Ele apareceu vivo, com suas feridas (assim ninguém duvidaria que era ele mesmo), em muitos lugares diferentes e para muitas pessoas.
Então ele subiu aos céus a direta de Deus todo-poderoso, para nunca mais ser visto.
Hoje você pode ter um relacionamento pessoal com Jesus, orando para ele, ele irá te responder, irá curar suas doenças, ajudar a tomar decisões difíceis e te conforta nos momentos de tristeza e preocupação.
Este homem também lhe dará vida eterna, se você for bom ele te dará um lugar no céu, quando morrer.
Sabemos de tudo isso, porque quatro pessoas (Mateus, Marcos, Lucas e João) escreveram sobre a vida desse homem, e isso é uma prova da veracidade de sua existência.

Essa naturalmente é a historia de Jesus, você acredita nessa historia? Se você for um cristão irá dizer sim, eu poderia ficar lhe pergunta horas e mais horas sobre esse assunto e você iria responde algo semelhante ao Exemplo 1 do Papai Noel, você pode não compreender porque alguém iria questionar isso, pois é algo tão obvio para você.
Chegamos em um ponto interessante, as milhões de pessoas que não são cristãs, olharão exatamente essa historia como a historia do Papai Noel, e da mesma forma como você olha para a historia dos mórmons e dos mulçumanos.
Como é que milhões de pessoas não-cristã, tem certeza que essa ultima historia é um conto de fadas? Simples, porque existe uma inseminação mágica, estrela mágica, sonhos mágicos, milagres e ressurreição mágicas, e assim por diante. Pessoas de fora da fé cristã notam os seguintes fato:

Os milagres são supostamente para “provar” que Jesus é Deus, mas previsivelmente, nenhum desse milagres deixaram rastros, ou dados para poderem ser cientificamente comprovados.

Jesus ressuscitou, mas hoje não aparece para ninguém.

Jesus subiu a os céus e responde nossas orações, mas quando rezamos nada acontece.

Os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, existem, mas estão cheios de contradições.

E assim por diante.
Agora, olhe para dentro de você, estou usando provas sólidas, para mostrar que a historia cristã é só uma fabula, sua mente pode ver as provas, no entanto se você for um cristão praticante provavelmente irá sentir o “espírito religioso” falando mais alto, mas a pergunta é porque você sente isso? Se você foi capaz de usando o senso comum rejeitar as historias do Papai Noel, dos mórmons e dos mulçumanos, mas quando se trata da historia cristão, você não a rejeita, porque?
Tente, por um instante, olhar para o cristianismo com o mesmo ceticismo como você fez com as outras historias, use o bom senso para se pergunta algumas coisas:

Existe alguma prova física que Jesus existiu? Não. Ele não deixou nenhum vestígio e seu corpo “subiu aos céus”, nenhum dos seus “milagres” deixaram alguma evidencia, não à nenhuma prova.

Existe alguma razão para que crer Jesus realmente realizou esse milagres, ou que ele ressuscitou, ou subiu aos céus?Não há motivos para isso, nem para acreditar que Joseph Smith achou placas de ouras perto de Nova York, ou que Maomé andava em cavalo alado mágico para subir aos céus, a única diferença é que a historia de Jesus 2000 ano e a historia que Joseph Smith tem 200 anos.

Você está dizendo que á historia de Jesus, não tem nenhuma evidencia alem de alguns textos no Novo Testamento, eu que esses texto ainda por cima são contraditórios? Sim, você está crendo, você tem “fé” nisso.

Ninguém (alem de poucas crianças) acreditam no Papai Noel, ninguém fora dá igreja dos mórmons acreditam na historia de Joseph Smith, ninguém fora da fé mulçumana acreditam na historia de Maomé e Gabriel, ninguém fora da fé cristã acredita em Jesus ou seus milagres, sua divindade, sua ressurreição e etc.
Portanto a pergunta que eu tenho é a seguinte, porque as pessoas detectam contos de fadas e tem absoluta certeza que o são, especialmente quando isso são de outras religiões, mas não detectam quando falam de suas próprias fé? Porque acreditam em um conto de fada e rejeitam outro? Por exemplo:

Cristãos sabem, que os egípcios construíam pirâmides gigantescas e mumificavam seus faraós, e acham que isso é uma perda de tempo – se não cristão iriam construir pirâmides também.

Cristãos sabem, quando os astecas arrancavam de uma virgem e o comecem em um ritual, eles sabem que isso não é nada – se não os cristãos também faria esse ritual.

Cristão sabem, que quando um mulçumano vai até Meca para rezar é algo inútil – se não os cristão também iriam até Meca rezar.

Cristão sabem, que quando um judeu separa carne de lacticínio é uma pura perca de tempo, caso contrario o lanche não seria uma obsessão para muitos de nós.

No entanto quando cristão olham para as suas próprias crenças, ele ficam cegos, por algum motivo, por que? Não, não tem nada haver que a historia cristã é “verdadeira”, sua mente sabe que milhões de pessoas não acham “verdadeira”.

Um experimento simples:
Se você é cristão e acredita no poder da oração, aqui temos algo muito simples para você tentar, e que irá mostrar algo muito interessante sobre sua fé.

Pegue uma moeda e jogue a para cima e veja qual lado caiu, agora ore sinceramente para Ra:

Mestre Ra, estou te pedindo algo simples, vire essa moeda 50 vezes, e estou pedindo que todas as vezes caia com a cara para cima. Em nome de Ra, amem.

Agora jogue para cima e veja o lado que caiu cara ou coroa.

Após esse teste, as pessoas irão concluir que Ra é um ser imaginário, porque rezamos para Ra e ele não fez nada, podemos provar que Ra é imaginário (pelo menos no sentido de oração) por meio de uma análise, Ra não tem nenhum efeito sobre a moeda, não importa o quanto rezamos, por isso como seres racionais concluímos que Ra é um ser imaginário como gnomos, seria, Papai Noel e etc.

Agora tentemos de novo, mas desta vez iremos rezar para Jesus ao invés de Ra, reze sinceramente para Jesus:

Querido Jesus, eu sei que você existe e sei que você ouvi e responde as orações como está escrito na Bíblia, quero te pedir algo simples vire essa moeda 50 vezes e que todas vezes caia com a cara virada para cima, em nome de Jesus eu oro, amem.

Agora jogue ela para cima, varias vezes e veja o lado que a moeda caiu, se foi como você havia rezado ou não.
Não existem duas leis de probabilidades como alguns podem pensar – uma para os cristãos e outra para os não cristãos, apenas levantamos os fatos que orações tem um efeito nulo, e não importa quanto rezamos.
Se você acredita em Deus, veja o que está acontecendo agora, os dados são os mesmo em ambos experimentos, com Ra você olhou racionalmente e percebeu que era imaginário, mas com Jesus pensou...alguma coisa vai acontecer, mas você já deve estar preparando alguma desculpa para que ambos resultados fossem os mesmo, você deve estar pensando assim:

Não é a vontade dele.
Ele não tem tempo para isso.
Não rezei de uma maneira correta.
Eu não sou digno,
Eu não tenho fé o suficiente.
Não posso testar o Senhor dessa maneira.
Isso não faz parte do plano de Jesus para mim.

Você pode dizer também algo assim “Claro que Jesus, não irá responder isso, porque e algo muito trivial.” Mas lembre-se das varias passagem da bíblia que diz que Jesus irá responder sua oração, mesmo que seja algo impossível e nem coloca algum limite do que seria ou não trivial, todas essas desculpas são para racionalizar algo que não existe.

Nenhum comentário: