quarta-feira, 25 de março de 2009

Examinando os milagres de Jesus.

Se alguém chega para você e diz “Eu sou Deus”, o que você faria? Sim, iria pedir provas imediatamente, e que seriam provas sólidas, reais e tangíveis. Nenhuma pessoal normal, quero dizer ninguém iria aceitar uma prova qualquer de alguém que se diz Deus.
Porque deveria se esperar menos de Jesus? Jesus afirmava que era Deus, se ele é Deus, então deve ser capaz de provar isso em um caso real e inimitavelmente real, se ele não puder provar não será Deus.
Um cristão diria, “Mas Jesus provou isso! Basta olhar para os milagres que estão na Bíblia! Ele curou enfermos! Ele transformou água em vinho! Que comprova que Jesus era o Senhor!” Isso faz algum sentindo para você? Imagine alguém te diz “Eu sou Deus, e eu vou provar pela cura de doentes e transformando água em vinho!” O que você diria? Seja honesto, você não acha que alguém não poderia fazer isso assim:

1-) Todo mundo vê que tipo de “doenças” são “curadas”, e todos nos sabemos que esse tipo de “cura” é charlatanismo, pois se fosse assim, então não precisaríamos de médicos, hospitais ou do tipo.

2-)Transformar água em vinho ... que não seja algo a David Copperfield, ou algo que um mágico faça em uma boate. Existem uma dúzia de formas de fazer a água se parecer com vinho, não há uma razão que alguém aceita-se um truque de mágica como prova que a pessoa e Deus.

3-) Nenhum dos milagres relatados podem ser testado, não existe nenhuma prova que os cientistas podem estudar.

Isso é tão simples, que se alguém te dizer é Deus, você nunca iria acreditar só por fé ou por truques de mágica. Mas milhões de pessoas Jesus cura pela fé e seus truques de mágica provaram que ele era Deus.
Agora vamos imaginar que Jesus era verdadeiramente Deus, o que ele poderia fazer para prova-lo? Ele poderia começar, por uma das mais famosas citações da Bíblia, em Mateus 17:20 Jesus diz claramente:

E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá -- e há de passar; e nada vos será impossível.

Para provar que ele era Deus, Jesus teria movido uma montanha, especialmente porque é tão fácil assim, e Jesus teria algo parecido para se explicar, veja um trecho de como seria a primeira página desse “livro”:

Meu nome é Jesus, e eu sou Deus, sei que existem um monte de gente que ira duvidar de que eu sou Deus, então deixe-me começar a prova isso para eles, dê uma olhada no Monte Sinai e a monte onde concedemos os Dez Mandamentos.
Está manha farei o Monte Sinai desaparecer e no lugar dele deixarei uma base de pedras polidas com quatro milhas quadradas, e daqui centenas de anos vão pensar que o Monte Sinai saiu daqui e foi para um lugar perto de um lugar será chamado Itu, São Paulo, e quando os cientista cavarem até a base da montanha em Itu, notaram que se encaixam perfeitamente a base do Monte Sinai, por isso tenho dito tenham fé em mim e poderão mover montanhas, pois eu mudei o Monte Sinai para provar que é fácil.

Eu sei que isso pode não ser prova o suficiente, por isso darei uma segunda prova. Se você desenha um circulo, você sabe que há um distancia através do circulo, iremos chama-lo de diâmetro do circulo, há igualmente um distancia em torno da parte externa iremos chama-la de circunferência, se você dividir a circunferência pelo diâmetro iremos obter um outro numero chamaremos de Pi e os seus 6 primeiros dígitos são 3,14159, mas Pi é um numero irracional, é um numero composto por infinitos dígitos, mas apareceram uma coisa chamada computadores que irão calcular milhares de milhões de dígitos do Pi, e se chegar a milionésimo trilionésimo dígitos chegara algo assim:

9823456451237823492278583495083498745 ....

Agora, depois de ter provado que eu sou Deus para qualquer ser racional, através do Monte Sinai e do numero do Pi . Bom agora quero dizer como criador do universo e dos seres humanos...

Quão fantástico e surpreendente seria em? Se tivéssemos tal livro com essas provas, não haveriam duvidas sobre Jesus. Todos acreditariam ele era Deus, como não? Imagine o que tal livro diria nas paginas seguintes, um livro como esse deixaria com toda certeza, nós no temor.
Porque Jesus não faria isso? Deus, supostamente, já tinha escrito a Bíblia, e fez supostamente todo tipo de coisa: supostamente abriu o Mar Vermelho, supostamente escreveu os Dez Mandamentos em placas de pedras, supostamente encarnou-se e etc. Então porque Jesus não escreveu nenhum livro da Bíblia, e deixou provas tangíveis para todos nós vermos?
Para qualquer pessoa normal e racional a razão e obvia – Deus é um ser imaginário. Não acreditaríamos em alguém que se diz Deus sem provas sólidas e se Jesus realmente tive-se existido seria humano como eu ou você.

Compreenda o raciocínio

Se você perguntar sobre a divindade de Jesus, a conversa rolará mais ou menos nesse sentido:

João: Se Jesus é Deus, porque nunca mostram uma prova que ambos são um só?

Carlos: Ele disse! Fez muitos milagres, ressuscitou e isso prova que Jesus era Deus.

João: Porque ele não provou que era Deus, de uma forma definitiva, cientificamente comprovada – movendo uma montanha, por exemplo?

Carlos: Ele não poderia fazer isso! Isso iria tirar o livre-arbítrio do homem! As pessoas devem ter fé em Deus.

João: Mas por que, então Jesus realizou aqueles milagres descritos nos Evangelhos?

Carlos: Para provar que ele era Deus, se ele não tivesse feito os milagres e ressuscitado não saberíamos que ele era Deus.

João: Eu pensei que se Jesus tivesse feito os milagres, para provar que era Deus, ele iria tirar o livre-arbítrio.
Carlos: Não.

João: Mas não foi isso que você acabou de dizer?

Carlos: Não! Eu disse que Jesus fez milagres para provar que era Deus!

João: Então porque Jesus não realizou um milagre concreto, como mover uma montanha?

Carlos: Por que isso iria tirar nosso livre-arbítrio!

Tente ter uma conversa com um cristão e ele usara argumentos circular:

Jesus teve que fazer milagres para provar a sua divindade, e que não tira o livre-arbítrio..

Mas, se Jesus realiza-se milagres que poderíamos realmente comprovar cientificamente, não teríamos livre-arbítrio..

Qualquer observador imparcial, pode ver os fatos, que se Jesus realmente existiu, não passou de um homem como qualquer outro e não tinha nada de mais ou especial.
Aqui temos outra racionalização que os crente podem usar com freqüência para tentar explicar o comportamento de Jesus, no livro “The case for Faith” o autor Lee Stroble entrevista Peter Kreeft e ele diz o seguinte:

“As escrituras descrevem Deus com um Deus escondido, você precisa fazer um esforço sobre a fé para encontrá-lo, existe pistas que você pode seguir, e se não fosse dessa forma iria ficar difícil para mim compreender como poderia existir o livre-arbítrio.”

Pistas? Escondidos? Segundo a Bíblia Jesus é o próprio Deus encarnado, isto não é uma “pista” – e que é uma prova obvia. É muito difícil “esconder” um ser que está fazendo milagre em cada esquina, então você coleta essa historias e coloca tudo em um livro e o publica, o que está escondido nisso?
Há exemplos que Deus queria publicidade em várias partes da Bíblia, o mais conhecido é a que Deus separa o mar para Moises em Êxodo 14: 21-22

Então, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram como muro à sua direita e à sua esquerda.

Isto é impressionante, milhares de israelitas presenciaram esse acontecimento, existem muitos outros eventos igualmente grandiosos: o maná do céu, Dez Mandamentos esculpidas em placas de pedras, o massacre na páscoa e outros mais, tudo isso descrito na Bíblia, e que Deus fez para milhares de pessoas e que mais tarde foram relatados pelos seus profetas.
É bem difícil de se esconder quando você faz algo na frente de milhões de pessoas, e em seguida descreve e publica, evidentemente esse não é um Deus escondido.
Mas existe um sinal ainda mais impressionante que muitas vezes esquecemos, se Deus existe então o arco-íris é uma prova dele, e que Deus não está escondendo nada, se você ler Gênesis 9:12-13:

E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra.

O que pode ser mais obvio que isso? Deus deixou um sinal para todas as gerações futuras é evidente que Deus não quer se esconder.
Há também muitos caso no Novo Testamento, por exemplo em Mateus 17:1-5:

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte.E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.

Estas não são ações de um Deus que queira se esconder, aparentemente o livre-arbítrio de Pedro, Tiago e João não eram importante. E em outra passagem milhares de pessoas viram Deus também, Mateus 3:16-17

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Novamente não é um Deus escondido. Em outra passagem Lucas 2:8-15

Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber.

O livre-arbítrio desse pastores também foram postos de lado. Em 1 Coríntios 15:6 Paulo diz:

Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.

Essas 500 pessoas também perderam seus livre-arbítrio:

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e, se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém!(João 21:25)

Isso é uma quantia gigantesca de milagres – tantas que o mundo não teria espaço para descrevê-los, podemos presumir que uma pessoa viu cada milagre, pense em quanto nomes preenchem uma lista telefônica, agora imagina um mundo cheio de listas telefônicas, isso é muita gente, todos esses não tiveram seus livres-arbítrios afetados? Como Deus quer se esconder pela fé se tantas pessoas viram ele ou Jesus fazendo milagres tão gigante? Esta evidente que “Deus está escondido” e pura racionalização.

Nenhum comentário: