sábado, 21 de março de 2009

Entendendo a ambigüidade

Vamos imaginar que você tem câncer e que você um crente. Você reza para Deus cura-lo, é submete-se a cirurgia e quimioterapia, o câncer começa a regredir.
O que curou você? A quimioterapia ou Deus?
Em outras palavras existe alguma maneira de saber, se Deus está ajudando ou não, quando rezamos?
O problema é que, neste caso proposto, não existe ambigüidade. O cristão acredita que Deus respondeu a sua oração, mas também poderia ter sido uma coincidência.
As evidencias cientificas indicam claramente, que é apenas uma coincidência. Sempre quando fazemos uma experiência cientifica sobra eficácia da oração, as orações não apresentam efeito, os dados científicos dizem que o que “responde a oração” é a coincidência.
Mas a duvida persiste. É Deus responde as orações ou é como a ciência diz uma coincidência?
A forma de responder a isso é acabar com a ambigüidade, por exemplo, ao invés de rezar para que Deus cure um câncer de uma pessoa, rezar para que cure todos cânceres do mundo amanha, nesse caso só existe um caminho para que isso aconteça Deus teria que existir, e teria que descer do céu e trabalhar nesse milagre.
Nós achamos que com essa experiência haveria uma inequívoca resposta por parte de Deus. Jesus promete e vários trechos da Bíblia que ele iria responder as orações –mesmo quando impossível. Mas quando se coloca Jesus a prova ele nunca responde.
Chegamos a seguinte conclusão e que Deus nunca responde as orações impossíveis, mesmo quando são feitas com muita fé. Por exemplo:

Reze para Deus fazer levitar um carro e segura-lo no ar por dez minutos. Não vai acontecer nada, mesmo quando uma pessoa e atropelada por um motorista bêbado, e que para salvar a vitima o carro tenha que levitar.

Reze para Deus faze-lo voar igual o Super-Homem, não ira acontecer nada. Mesmo você reze para voar para salvar duas crianças na janela em prédio em chamas.

Reze para Deus depositar 100 milhões na sua conta, não ira acontecer nada. Mesmo que com esse dinheiro você doar para uma instituição de caridade digna e merecedora.

Reze para Deus restaurar um membro amputado que foi perdido, não ira acontecer nada. Mesmo que sua oração seja sincera.

Nenhuma dessas orações irão acontecer, e se elas acontecerem seriam noticias dos jornais. Gostaríamos de ver membros regenerados o tempo todo e toda caridade cristã seria totalmente financiável e 10 milhões de crianças não morreriam mais de fome por ano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente, se vc tem um câncer não foi Deus quem pôs. A bíblia afirma que o Diabo vem para matar robar e destruir...João 10:10 "O Ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, eu (Jesus) vim para que tenham vida,e vida em abundância." Afinal foi com esse propósito que Jesus veio ao mundo. Morrer por nós. Muitas pessoas quando negam a jesus dão brecha para o inimigo agir na vida delas, PECAM e depois não querem pagar o preço pelos pecados. Romanos 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor." E quando os problemas aparecem se revoltam contra Deus, porque não receberam a cura?! Opaa... Mas peraí!!! obedecer a palavra dele, muitas pessoas não querem...Gálatas 6:7-8"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também colherá. Porque o que semeia na sua carne, da carne colherá a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna."
É difícil largar as coisas que gostamos de fazer né?!
Morrer crucificado também deve ser bem DOLOROSO não acha?! mas pedir que lhe arranque um cancer em uma noite... Muitos querem!! E ele pode. Mas tem que ser uma fé verdadeira. Jesus morreu na cruz para levar consigo nossas enfermidades, em Matheus 8: 16 e 17 fala: "À tardinha, trouxeram a Jesus muitas pessoas com espíritos maus. Com uma palavra, Jesus expulsou os espíritos maus e curou todos os que tinham doenças.
Assim se cumpria aquilo que disse o profeta Isaías: "Ele próprio tomou as nossas fraquezas e suportou o peso das nossas doenças.” mas se você é ateu, nem acredita nele..Não teve experiência com ele... Como Você quer que ele te cure? Jesus fez a maior loucura por você na cruz - Morrendo por pecados que nem dele eram..! Qual loucura você já fez por ele??? Não sei se você tem um câncer, mas eu conheço pessoas que tem, e são muito felizes, são muito mais alegres do que pessoas saudáveis. Enquanto muitas tem saúde, dinhero, tem tudo na vida e vivem REVOLTADAS, tristes, oprimidas e reclamando de suas vidas. Não é por que uma pessoa tem câncer que a vida dela acabou...Muitas NÃO sÃO infelizes. E se elas crerem em Deus terão a vida eterna. I Coríntios 15:19 " se a nossa esperança em cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens". A tribulação nos trás crescimento... esperança e perseverança com Deus. As tribulações nos fazem orar cada vez mais.. buscar estar na presença de Deus.A pessoa que não persevera, não tem fé que pode ser curada, certo? Então... a questão não é orar uma vez e querer ser curado, é perseverar na presença de Deus e será sim, curado. Pois Deus tem compromisso com que faz aliança com ele. Sabe o que é aliança? Quando você se casa por exemplo, é feito uma aliança... Onde duas pessoas fazem um juramento de amor eterno, fidelidade... Assim é a aliança com Deus. Você tem que ser fiel a ele e ele te HONRARÁ no tempo dele. Tudo o que nós humanos pedimos desejamos ser atendidos na hora... Deus não é seu empregado, muito pelo contrário... se você não crê nele.. ele continua sendo Deus...
Ele não pede pra você amar o próximo por acaso: não é atoa que estamos vendo guerras. Deus não pede que você NÃO fazer sexo antes do casamento por acaso ou caretisse:não é atoa que vemos prostituição... Famílias destruídas e crianças abandonadas sem pai nem mãe nas ruas.. Por que fazer as vontades de seus próprios corpos todos querem: mas colher as consequencias do pecado não querem!Não é por acaso que Deus fala para não nos embebedarmos: hoje os vícios tem matado mais do que acidentes... Perdem a vida por prazeres momentâneos...E não são palavras ultrapassadas ou caretisse, se você realmente lê a bíblia, você vê que tudo o que ele falou está acontecendo nos dias de hoje. E você acha que ele mentiu ?! Se tudo realmente tem acontecido, Jesus é mentiroso?!
Acho que a palavra de Deus é muito verdadeira, mas quando não se quer fazer as coisas de acordo com a palavra de Deus... É melhor acreditar que a palavra é mentira, para justificar o que temos feito e que não é o que Deus quer para nós.
Se tentássemos obedecer antes de criticar a palavra, milagres realmente aconteceriam.
Sabemos muito pedir, mas esquecemos de agradecer. Você já agradeceu por ele ter morrido na cruz por você?! Mesmo você não acreditando nele? Isso que é amor hein!!! Morrer por pessoas que nem nele acreditam!!! Só Jesus mesmo...Pois é. Devia agradecer... Pois mesmo você não crendo, ele ama você.
Romanos 8:37 " Em todas estas coisas, porém somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou...!"

Minha intenção não é julgá-lo. Mas te fazer enxergar que se Deus não faz maravilhas na tua vida. Já parou para pensar que o problema pode ser com vc?!? Pois se Deus é mentiroso não há explicação para as maravilhas que ele tem feito na MINHA vida!!E de muitas pessoas. Muitas curas inclusive!! Abraços. Que Deus abençoe sua vida!! Ass. Marcela

Jenneph Félix disse...

Tg4:8 'Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a voz. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o os corações'
Felizmente, seu conceito sobre Deus está completamente errado! Ele existe sim, e tão pouco é mentiroso.
Segundo o versículo escrito acima, Deus se chega a nós...mas...há uma condição..'chegai-vos a Ele'...Como pode você querer algo de Deus se você nem crÊ nEle?
'Errais, não conhecendo as Escrituras...'
Lembre-se também que o senhor criou tudo por Ele e para Ele, isso inclui também ao tempo. Podemos pedir tudo com nossa pouca fé (que é dom de Deus), mas não podemos esquecer que o tempo a Deus pertence..pode Ele curar agora? Sim...Pode Ele curar depois? Sim...
'Tudo que pedirdes em oração, crendo o recebereis...' A mesma condição:...crendo...é bom pedir...melhor ainda é crer.

Jesus não vive por nós, se não acreditarmos em sua existência, Ele simplesmente não deixará de existir!

Tem muitas coisas maravilhosas das quais poderia enumerar pra vc...mas daí...eu acho que nunca pararia de escrever...

Outra coisa: Deus é a única razão pela qual existimos. Fomos feitos para manifestar a sua glória. Portanto, busque nEle uma razão para sua existência... Afinal de contas vc n a achará em outro lugar no planeta Terra!.........'Buscai ao Senhor enquanto se pode achar'....]

Fique na paz...que o Senhor te abençoe...