terça-feira, 7 de abril de 2009

Espiritismo – Curas Espirituais/Curas Milagrosas

Aqui temos um tema extenso, o que será que acontece nessas tais “curas”, muitas pessoa alegam que foram em fulano ou cicrano, e que esses fizeram alguma coisa que os “curaram”, nesse texto vou analisar algumas coisas bem conhecidas no assunto, essas curas são alegadas por varias outras crenças também.

Efeito Placebo

Significa uma melhoras observáveis e mensuráveis, sem atribuir a administrações de medicamentos, foram realizados inúmeros estudos e com eles se chegou a uma conclusão que esse efeito é mais curioso do que se imagina, em alguns teste feitos com esse intuito de medir qual seria uma porcentagem do placebo se chegou entre 30-40% dos pacientes tiveram melhoras.
Os famosos passes que nada mais são do que imposições de mãos sobre o individuo doente, e que a “energia” do que passa vai supostamente para o doente, algumas outras praticas também conhecidas por isso são: Reiki e o Johrei e aqui no nosso pais existem as pílulas do frei Galvão.
A utilidade no placebo dentro da medicina é medir o qual eficaz um tratamento pode ser ou não, e é bem comum esse tipo de teste.

http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/placebo1.htm
http://www.geocities.com/paraciencia/placebo.html

Condicionamento

É um processo de modificar o comportamento estimulo-reposta, foi estudo pelo pedagogo Pavlov, podem ser condicionados desde sistemas orgânicos até emoções, um exemplo seria:

Em uma pessoa e administrada inúmeras vezes um remédio X, depois de um tempo se altera esse remédio e o substitui por farinha, ela terá a mesma reação do que quando era o remédio X.

Basicamente o condicionamento é o que engatilha o efeito placebo, quando ambos se somam temos uma resposta fisiológicas já que podemos nos condicionar certas coisas mesmo inconscientemente.

Pensamento seletivo

E onde o individuo escolhe as provas favoráveis para aquilo que crê e ignora as desfavoráveis, esse pensamento é a base da maior parte das crenças, e isso pode ser facilmente averiguado em debates crente vs céticos.

No final das contas essas curas ainda necessitam de provas factuais e não anedotas, como apresentei, esse tema se estende pra inúmeros campos diferentes, que como se pode notar a maior parte vem das ciências neurais e não de um ser inteligente ou espíritos que são altruístas.

Nenhum comentário: