quarta-feira, 8 de abril de 2009

Perguntas & respostas

Da onde vem os nossos valores morais? Se não existe Deus então não temos responsabilidade por nada.

R: A psicologia evolutiva tem nos dados muitas resposta, muitos dos nossos “valores morais” podem ser identificado em outros animais que vivem em sociedade, e ao que parece é algo instintivo, uma outra forma de pensar seria, nós somos responsáveis perante aqueles que nós rodeiam.

Veja aqui uma entrevista de Steven Pinker!


Olhe a complexidade das coisas, olhe em volta, isso é obra de um divindade!

R: Essa é uma alegação falaciosa, pois se for assim cada floco de neve deve ser fabricado por um anjo, já que cada um é diferente do outro, nesse ponto entra mais a propriedade emergente que é muito comum na natureza.

A lei da causa e efeito, o que tem um efeito tem uma causa, e tudo é causado por uma coisa.

R: Essa não é uma prova de Deus, até porque ela mesmo se contradiz pois Deus “não tem uma causa”, e outra coisa não há necessidade de uma causa direta para as coisas, não existe uma causa direta para o decaimento radioativo dos átomos individuais mas ainda sim acontece.
O autor da pergunta, não deixa claro porque certas coisas existem para sempre sem uma causa e outras não.


Como se pode explicar a complexidade, e essa evolução que começou de células estúpidas? De onde vem nossa consciência?

R: A ciência demonstra que a consciência é uma propriedade emergente do cérebro físico, esse tipo de argumento faz parecer que cérebro e consciência são duas coisas distintas e não são.

Nós acreditamos em forças invisíveis que se movem pelo ar, como ondas de rádios, magnéticas e etc, e essas não são sobrenaturais, então porque não acredita em Deus que é responsável por elas?

R: Enquanto fenômenos como onda de radio e luz infravermelho são “invisíveis” a o olho humano, elas são bem compreendidas e explicadas pela ciência, alem disso podem ser detectadas e seus efeitos são conhecidos, o mesmo não se pode falar de Deus.

Einstein disse “a ciência sem religião é cega, a religião sem ciência é coxa”

R: Em sua ultima carta leiloada Einstein deixava clara sua postura ele escreveu “A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis” e ainda por cima declara “Para mim, a religião judaica, como todas as outras, é a encarnação de algumas das superstições mais infantis. E o povo judeu, ao qual tenho o prazer de pertencer e com cuja mentalidade tenho grande afinidade, não tem qualquer diferença de qualidade para mim em relação aos outros povos.”

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080513_einsteinreligiao_ba.shtml

Como você explica os fenômenos paranormais, pessoas tendo visões ou vendo anjos e demônios? Eu já um fantasma, junto com um amigo e eu não sou mentiroso e nem estávamos drogados ou bêbados!

R: Este argumento parte do principio da experiência pessoal, isso pressupõe que os sentidos e as interpretações dadas a eles são infalíveis, você não precisar ser um mentiroso apenas sua mente pode modificar as informações sensórias.
Nos seres humanos temos uma variabilidade grande de atalhos cognitivos, para que possamos lidar com essas grandes quantias de informações, e nos temos tendência a filtrar as entradas sensoriais, de acordo com nosso conjunto de expectativas acumuladas por nossas crenças e por nossa experiência, e além disso temos a tendência a dar um significado ambíguo para algumas coisas mesmo que elas não existam, existem também os fatores fisiológicos que limitam nosso sentido e criam confusões como ilusões óticas e apartir daí criamos ligações, todas essas tendências podem nos ter dado alguma vantagem evolutiva no passado e até hoje elas podem continuar a nos enganar.
Os estímulos sensórias podem ser o mesmo mas a interpretação e diferente exemplo alguém diz que viu um fantasma e você alega que o diabo e um terceiro diz que era uma entidade X, isso já torna o testemunho duvidoso.
E todas crenças são inundadas com historias assim desde de milagres até seus fantasma, ets, anjos e diabos, e você ira rejeitar elas pois também achara que são mentiras!

Nenhum comentário: